Notícias

Imagem

Pacote de reformas do governo aponta novo ataque ao funcionalismo

Duas das PEC’s afetam diretamente os servidores públicos
 
No último dia 5, o governo encaminhou um novo pacote de reformas ao Senado Federal. Se aprovada, essa será a maior e mais prejudicial reforma do estado para os trabalhadores e servidores públicos em três décadas. Como vem acontecendo sucessivamente, as propostas do Ministério da Economia estão voltadas em desmoralizar e retirar os direitos dos servidores públicos. Das três Propostas de Emendas à Constituição apresentadas, duas atingem diretamente o funcionalismo público, inclusive, uma das regras está presente em dois projetos, o que aponta uma desorganização interna do governo ou um ataque direto aos servidores.
 
Ainda assim, é provável que o pacote enfrente resistência para aprovação no Congresso por diversos fatores: a redução de salários dos servidores não pode ser feita, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF); com a proximidade do período eleitoral o tempo para aprovação se tornará curto, já que as atividades das Casas seguem somente até o início de junho de 2020; sem o apoio integral da base do governo, cada matéria deve ser exaustivamente discutida; uma das propostas pretende extinguir 769 municípios, regra já vista com preocupação por parte dos deputados estaduais. Confira o que propõe cada uma das PEC:
 
PEC Emergencial (186/2019)
Relator: Senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)
Institui gatilhos para conter gastos públicos em caso da crise orçamentária de União, Estados e Municípios.
  • Prevê a criação do Estado de Emergência Fiscal: A regra congela as promoções dos servidores públicos, o aumento do salário e a contratação de novos servidores que não sejam para repor os antigos. Além disso, permite a redução de 25% da jornada de trabalho e dos vencimentos.
  • Será considerada uma emergência fiscal: Quando a União descumprir a regra de ouro do orçamento federal com a autorização do Congresso Nacional. E para os Estados e Municípios, quando a despesa corrente superar 95% da receita corrente.
  • Observação: Servidores públicos que tiveram a jornada de trabalho reduzida durante a situação de emergência poderão ter um outro emprego para compensar a redução salarial. 
 
PEC da Revisão dos Fundos (187/2019)
Relator: Senador Otto Alencar (PSD-BA)
  • Revisa 281 fundos constitucionais e infraconstitucionais. Pretende a desvinculação de recursos, que atende áreas prioritárias, como educação, saúde e infraestrutura.
 
PEC do Pacto Federativo (188/2019):
Relator: Senador Márcio Bittar (MDB-AC).
  • Previsão de partilha de recursos entre os entes da Federação, dando flexibilidade ao Orçamento e aumentar repasses de recursos a estados e municípios. 
  • Pretende extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes e que não comprovem arrecadação própria de pelo menos 10% da receita total até o dia 30 de junho de 2023 para comprovar sua sustentabilidade financeira. Caso isso não aconteça, essas cidades serão incorporadas a algum dos municípios limítrofes a partir de janeiro de 2025.
    • Se fosse hoje, 769 municípios (levantamento feito com base nos dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) e 20 mil cargos públicos seriam extintos. No Paraná, 102 deles, o que representa ¼ do Estado. 
  • Será criado um Comitê de Gestão Fiscal com integrantes das três esferas de poder (União, estados e municípios) e órgãos de controle, que se reunirá a cada 3 meses para observar as finanças da federação. 
  • Permite a redução de 25% da jornada de trabalho e dos vencimentos. Assim como o proposto na PEC 186/2019, a regra indica que será aplicada pelo chefe de cada Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário).
 
Depois de aprovada a Reforma da Previdência (PEC 06/2019), o governo passou a adotar um novo discurso: de que o texto aprovado não é o suficiente. De acordo com eles, precisamos de mais reformas, como quando disseram que a Reforma Trabalhista geraria novos empregos. Agora, novas propostas, o pacote entregue e a Reforma Administrativa, que representa mais um ataque ao funcionalismo.
 
Neste momento, é preciso debater o assunto com uma análise central sobre a maneira como estão sendo conduzidas as pautas do atual governo. Repetitivamente, a equipe vem colocando vários assuntos em pauta ao mesmo tempo para deixar a população e a mídia dispersa dos pequenos detalhes e daquilo que realmente importa para o Brasil.
 
Quando ouvimos os discursos, como o do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, de que a proposta de redução de jornada de trabalho é o “melhor para o servidor, ou então vão sobrar as opções de não pagar salário ou demitir”, entendemos que o propósito majoritário é o de perseguir e intimidar os servidores públicos brasileiros para que os recursos sejam usados para pagamento de juros e outros interesses escusos.
 
É por isso que, a partir de agora, os servidores precisam ser inteligentes no debate político. Não deixaremos de nos preocupar com a extinção dos municípios, mas é preciso cautela para que essa pauta não se torne a central e sirva de moeda de troca para a aprovação do resto do pacote, como já vimos acontecer na Reforma da Previdência.
 
Certamente, os sindicatos devem atuar no sentido de derrubar as propostas apresentadas pela Equipe Econômica e a Delegacia Sindical em Curitiba atuará nesse sentido. Nos concentraremos no debate dos servidores públicos, trabalhando para que a nossa imagem e os nossos direitos sejam preservados.
 
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.