Notícias

Imagem

Combater a desigualdade é fundamental para o país

Combater a desigualdade de renda para se ter crescimento econômico no Brasil é o que defendeu o vice-presidente de Assuntos Tributários da ANFIP, Cesar Roxo Machado, durante audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, realizada nesta terça-feira (29/10). O objetivo foi discutir Reforma Tributária com Justiça Fiscal, com participação de diversos especialistas.
 
Em sua palestra, Cesar Roxo apresentou a Reforma Tributária Solidária, proposta da ANFIP construída em parceria com a Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), que propõe a reforma necessária para o Brasil, com justiça social e tributária. O estudo ainda propõe um sistema tributário progressivo, que respeite a capacidade contributiva do cidadão.
 
Segundo o vice-presidente, várias são as razões sempre apontadas para justificar uma reforma tributária (paga-se muitos tributos no país, a carga tributária é uma das maiores do mundo, o sistema tributário é extremamente complexo). No entanto, dificilmente ouve-se dizer que deve ser feita uma reforma porque nosso sistema tributário é regressivo e concentrador de renda. “O sistema tributário brasileiro é extremamente regressivo e, por essa razão, aprofunda a concentração de renda existente no país e, ao aprofundar essa concentração, aprofunda as desigualdades de renda e sociais”, afirmou o Auditor Fiscal.
 
Ao expor as preocupações em relação às PECs 110/19 e 45/19, que tratam da reforma tributária, ele alertou que as proposições não atacam a regressividade do sistema, ou seja, não combatem, efetivamente, as injustiças do modelo de impostos. “Quanto mais progressivos forem os tributos, mais progressivo será o sistema tributário. Com a progressividade, a sociedade passa a ter maior poder de consumo, o que acelera a economia, o crescimento econômico e o desenvolvimento do país”, ressaltou Cesar Roxo.
 
O grande problema, segundo ele, é que não se consegue aplicar a progressividade na tributação sobre o consumo de bens e serviços, como ICMS, PIS/Pasep, Cofins, IPI e ISS. “A tributação sobre o consumo é ruim para uma sociedade desigual como a nossa. Por essa razão, visto que é impossível aplicar a progressividade na tributação sobre o consumo, ela deve ser reduzida”, disse.
 
Para o Auditor Fiscal, é possível ter sistema tributário mais justo, distribuição de renda mais equilibrada e, ao mesmo tempo, crescimento econômico. “Como isso é feito? Com investimento em educação, infraestrutura e um sistema tributário justo. Numa sociedade em que há muita desigualdade é injusto tributar todos da mesma forma”, argumentou.
 
Outro ponto que Cesar Roxo destacou foi o tamanho da carga tributária brasileira: “será que a carga tributária como um todo, que gira em torno de 32% do PIB, deve ser reduzida? Para responder a essa pergunta temos que saber que tipo de sociedade queremos. Afinal, tributo é o preço que se paga por uma sociedade civilizada. No momento que defino que tipo de sociedade eu quero, é possível definir a carga tributária para essa sociedade”.
 
Para aumentar a renda per capita do Brasil, o especialista em Assuntos Tributário demonstrou que a única alternativa é o crescimento econômico (aumento do PIB). Para que isso ocorra, é necessário alterar um dos principais entraves: o sistema tributário. “Temos que aumentar o PIB, senão acabamos com o Estado”, alertou.
 
Ele finalizou dizendo que a ANFIP defende uma reforma tributária que não vise apenas a simplificação, mas que busque uma redistribuição da carga tributária para aproximá-la da configuração média da carga tributária dos países da OCDE. “A simplificação é fundamental, é importante. Só que nós queremos uma redistribuição da carga tributária brasileira”, disse Cesar Roxo.
 
Também participaram da audiência pública o economista, diretor do Centro de Cidadania Fiscal e ex-Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy; o doutor em Economia pela Universidade de Paris e integrante da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal, Paulo Kliass; o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, André Calixtre; e o representante do Sindifisco Nacional, George Alex Lima de Souza.
 

Fonte: Anfip

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.