Notícias

Imagem

Encontro Anual dos Auditores Fiscais da RFB define programação completa

Entre as atividades, teremos uma palestra que trata sobre tributação e o Estado de bem-estar social
 
Nesta quinta-feira (7), sairemos de Curitiba para o Encontro Anual dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil das Delegacias Sindicais de Curitiba, Florianópolis e Joinville. O evento seguirá até domingo (10), no Hotel Internacional Gravatal. A ocasião além de promover integração entre os amigos do Fisco, será uma ótima oportunidade para os auditores desfrutarem bons momentos na belíssima cidade catarinense. Teremos atividades interativas e uma palestra de extrema importância em vista do atual momento do Brasil.
 
Na sexta-feira (8), será realizada a palestra “Tributação, Desigualdade e Mudanças Climáticas: Como o Capitalismo Evitará seu Colapso”. O tema escolhido é objeto do pós-doutorado, realizado na Espanha, de Marciano Buffon. O advogado realizará o debate com Dão Pereira Real, que pretende problematizar a atual situação de negação do Estado de bem-estar social, na medida em que estão sendo propostas diversas reformas que retiram os direitos que foram conquistados ao longo do tempo.
 
“Eu trato de que modelo de tributação é necessário para que os dois problemas centrais atualmente visíveis do capitalismo, o de extrema desigualdade e das mudanças climáticas, possam ser enfrentados. Porque o capitalismo se encontra em uma espécie de encruzilhada histórica: ou ele enfrenta seus dois principais problemas ou há o risco do capitalismo sucumbir. Ou seja, o nosso próprio modo de viver seria altamente afetado caso isso não seja superado”, introduziu Marciano Buffon.
 
Como forma do capitalismo sobreviver, o mercado encontra alternativas para resolver os problemas que podem acabar com ele próprio. Ou seja, a insustentabilidade climática colocará praticamente em cheque todo o processo de sustentação do capital, a menos que o próprio capital encontre uma alternativa para se salvar. Então, nesse aspecto, esse dilema climático que nós estamos vivendo no mundo, segundo Marciano, vai ser exatamente o motor da solução para os problemas.
 
“Eu vou tentar problematizar por outro ângulo, que é em relação a destruição do Estado de bem-estar, na medida em que a nossa Constituição está sendo ameaçada por reformas. Além de ser danoso para a sociedade, para os direitos conquistados ao longo do tempo, o quanto isso acaba fazendo com que o próprio capitalismo se torne insustentável. Ou seja, o mercado, o desenvolvimento econômico, se torna insustentável na medida em que eu vou excluindo parcelas relevantes da população”, reforça Dão Real.
 
Para os presentes no evento, Marciano Buffon vai sortear o livro “Tributação, desigualdade e mudanças climáticas: como o capitalismo evitará seu colapso”. E para aqueles que se interessarem pelo tema, a obra também está disponível para venda no site da Editora Brazil Publishing. No evento, também será realizada uma atividade motivacional com os participantes, voltado para o bem-estar e qualidade de vida.
 
“Vai ser uma dinâmica, uma vivência de todos participando e construindo aquele momento juntos. Com música, com poesia, com contação de histórias, alguns números de mágica. Enfim, tudo o que a gente consegue por meio da arte, levaremos para as pessoas no intuito da gente se interligar. É um momento de integração”, explica Susi Monte Serrat que irá coordenar esta atividade com João Bello.
 
Os filiados podem conferir a programação completa do evento, clicando aqui.
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.