Notícias

Imagem

Na CCJ, ANFIP pede supressão de artigo que altera regras de transição de servidores

O vice-presidente Executivo da ANFIP, Márcio Humberto Gheller, pediu, durante audiência pública que debateu a PEC 133/2019, que o artigo 37 seja suprimido da PEC 6/2019. Esta foi a segunda audiência da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal para debater a chamada PEC Paralela (PEC 133), que reúne diversas alterações à reforma da Previdência (PEC 6/2019). A vice-presidente de Aposentadorias e Pensões, Tereza Liduína Santiago Félix, também acompanhou o debate.
 
O artigo 37 do texto da reforma revoga explicitamente o artigo 3 da Emenda Constitucional 47/2005. “Esse artigo estabelece as regras de transição dos servidores que ingressaram no serviço público até 16 dezembro de 1998. Estamos falando de estabilidade e de paridade. Ou seja, estamos a discutir uma situação jurídica de pessoas que têm no mínimo mais de 45 anos de idade e mais de 21 anos de serviço”, esclareceu Márcio Gheller.
 
Para o vice-presidente, trata-se de segurança jurídica e da aplicação de normas já reformadas no sistema previdenciário. “Mudar as regras de transição causaria a excessiva judicialização de casos concretos. Isso pode ser evitado com uma emenda supressiva, restringindo aquele artigo revogador”, afirmou. Conforme destacou, após a Constituição de 1988, houve uma série de emendas que alteraram em parte a concessão de benefícios aos servidores públicos. As emendas 19/98, 20/98, 41/03, 43/04, 47/05, ao longo do tempo, reformaram o sistema. “Estamos nos referindo a um sistema que está em constate transformação”, lembrou.
 
Gheller destacou ainda que o artigo 37 alterará, por via indireta, o regime previdenciário dos servidores estaduais e municipais, causando confusão jurídica ainda maior. “Se esse artigo não for suprimido da PEC 6/19, não estão assegurados o direito adquirido e o ato jurídico perfeito”, finalizou.
 
A audiência foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT/SP) e teve participação nos debates do consultor legislativo do Senado, Luiz Alberto dos Santos; do secretário geral do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Diego Cherulli; da especialista em Direito Previdenciário Thais Maria Riedel;  e de representes de entidades de classe, como Fonacate, Fenafisco, Cobap, entre outros.
 
A PEC 133/19 foi apresentada pois o Senado optou por não mudar o texto original da PEC 6/19 para não atrasar a votação em Plenário, que aguarda análise em segundo turno, previsto para a próxima semana. De acordo com a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS), a expectativa é que o relator da proposta paralela, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresente seu voto na próxima semana.
 

Fonte: Anfip

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.