Notícias

Imagem

Reforma Tributária Solidária amplia debate nos estados

Como parte da agenda de divulgação da Reforma Tributária Solidária nos estados, o presidente da Fenafisco, Charles Alcantara e o diretor de Formação Sindical, Francelino Valença, estiveram em Belo Horizonte-MG e em Manaus-AM, respectivamente, na sexta-feira (12), onde participaram de eventos para expor o projeto, construído por meio da parceria entre Fenafisco e Anfip.
 
Alcantara esteve na capital mineira, a convite da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Tributária que está promovendo encontros em todo o Brasil.
 
Paralelamente, Valença participou de seminário promovido pelo Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários no estado amazonense, que debateu, além da questão da tributação brasileira, a reforma da Previdência.
 
Durante suas exposições, em ambos eventos, os dirigentes da Fenafisco pontuaram que o foco central do projeto é promover o crescimento econômico do Brasil reduzindo as desigualdades sociais, por meio da redução dos tributos sobre bens e consumo - que pesa sobre as camadas mais pobres da população - e, por outro lado, do aumento dos tributos sobre as altas rendas e o grande patrimônio, de modo a tornar o sistema tributário progressivo, exemplo claro dos sistemas tributários de países desenvolvidos e menos desiguais.
 
Na oportunidade, foram explicitadas algumas medidas propostas, a saber: taxação de lucros e dividendos, que desde 1995 foi isentada de tributação; revisão do sistema de transferência e partilha dos impostos entre os estados; resgate do papel da tributação aduaneira; revisão das renúncias fiscais; enfrentamento da sonegação e controle da evasão fiscal pela maior eficiência da administração tributária, entre outros.
 
O projeto
O movimento Reforma Tributária Solidária foi lançado oficialmente em abril de 2018, em ato solene no Congresso Nacional, com a presença de parlamentares, representantes de entidades sindicais e servidores públicos. Desde então foram lançadas publicações com base em estudos para subsidiar a construção do projeto. No momento as entidades estão trabalhando juntamente com o coordenador do projeto, economista Eduardo Fagnani, para construir um texto que seja apresentado na forma de proposição legislativa.
 

Fonte: Fenafisco

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.