Notícias

Imagem

Capitalização deve ficar fora da reforma da Previdência, diz relator do projeto

Parecer deve ser apresentado na próxima quinta-feira e pode prever transição mais suave para servidores pré-2003 e trabalhadores do setor privado que estão perto de se aposentar

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), disse neste domingo que o regime de capitalização, pelo qual cada trabalhador contribui para sua própria aposentadoria, pode ser retirado da reforma da Previdência para facilitar sua aprovação. O sistema é defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como forma de dar sustentabilidade ao pagamento de aposentadorias, mas encontra forte resistência de parlamentares.

— Nossa proposta está construída, mas vamos negociar, vamos conversar para ver se há entendimento. Se houver entendimento (sobre a capitalização), vai (entrar no texto), se não, pode ser um ponto negociado. Se governadores e deputados quiserem contribuir com uma unidade e acharem que esse ponto trava o apoio de outros deputados para a construção dessa grande maioria, não vejo problema (de retirar). Nesse momento, o mais importante é equilibrar as contas da Previdência e inverter essa curva de déficit — disse o deputado, após reunião na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir a reforma.Nove líderes de partidos participaram do encontro. Moreira disse ainda que, se for mantida a capitalização na proposta, será com contribuição do empregador. Guedes defende que apenas o trabalhador contribua nesse regime.
 
80% dos salário
O deputado afirmou também que estuda incluir no seu parecer uma nova regra de cálculo do benefício que favoreça trabalhadores do INSS e servidores que ingressaram na carreira depois de 2003. Ela seria uma forma de compensar uma regra de transição mais branda que possivelmente será concedida a servidores que ingressaram no serviço público até 2003.
 
— Há uma possibilidade de se incluir mais uma regra além das que têm. E tudo o que for feito tem que ser para todos, especialmente para os do regime geral. A ideia é mais uma alternativa para o trabalhador — disse o relator, após deixar a reunião.
 
Segundo técnicos a par da discussão, uma das possibilidades é que os benefícios continuariam a ser calculados com base na média dos 80% maiores salários de contribuição, desprezando os 20% menores. Essa seria uma mudança em relação à proposta encaminhada pelo governo ao Congresso, pela qual o cálculo dos benefícios deveria incluir 100% dos salários, o que acaba reduzindo o valor final pago aos aposentados.
 
A apresentação formal do relatório ficou para a próxima quinta-feira, depois de mais uma reunião entre líderes e do encontro com governadores em Brasília, na terça. Mesmo assim, Maia quer manter a votação no plenário antes do recesso de julho:— 
 
Para mim, este processo completo precisa acabar no fim do primeiro semestre legislativo, até 15 ou 16 de julho.
 
Quanto à inclusão de estados e municípios na reforma, Maia defendeu engajamento maior dos governadores:
 
— É a mesma coisa que o presidente ser a favor, e o Eduardo Bolsonaro ser contra. Estou dizendo uma coisa muito objetiva: líder, quando comanda, convence a maioria dos seus liderados.
 
'Não tem faca no pescoço'
Maia disse que o problema está basicamente no Nordeste onde, segundo ele, todos defendem, mas precisam atrair as suas bancadas para o voto:
 
— Não tem faca no pescoço, não tem pressão, tem diálogo.
 
Antes do início da reunião deste domingo, o líder da Maioria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) afirmou que os governadores devem transformar o apoio à reforma em votos no Congresso.
 
— O fundamental é que os governadores possam trazer votos para aprovar a reforma. Fica muito difícil de explicar um governador, por exemplo, que é a favor da reforma da Previdência e a base dele fica contra. Acho que isso fica difícil para o próprio governador — disse Ribeiro.
 
O deputado disse que o parecer deixará da proposta mudanças para os benefícios assistenciais (BPC) e as aposentadorias rurais:
 
— Aí é a gente agora vai avançar em alguns pontos que precisam ser vencidos: a transição acho que é o ponto mais crítico, a questão da da capitalização, que foi um tema novo que foi incluído.
 
O líder do PR, Wellington Roberto (PB), disse que os governadores devem fazer a sua parte para ajudar a aprovar a reforma.
 
— Todo mundo tem de ter o ônus e o bônus. As assembleias têm de fazer o seu papel junto com o governo do estado — completou.
 
Já o deputado Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB, disse que é “provável” que a legenda feche questão sobre a reforma.
 
— É bem provável, porque isso está na nossa cartilha, está no nosso estatuto e é importante fecharmos questão sobre um tema importante para o país — afirmou.
 

Fonte: O Globo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.