Notícias

Imagem

ANFIP apresenta Reforma Tributária Solidária na OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a ANFIP realizaram, nesta terça-feira (16/4), reunião com representantes de centrais sindicais para tratar sobre a proposta da Reforma Tributária Solidária. Durante o encontro também foram abordados pontos da reforma da Previdência (PEC 06/2019).
 
Representando a ANFIP, participaram o presidente Floriano Martins de Sá Neto e os vice-presidentes Luiz Cláudio de Araújo Martins (Política de Classe) e Cesar Roxo Machado (Estudos e Assuntos Tributários). A OAB esteve representada por Fernando Raposo.
 
Durante a reunião, Floriano de Sá Neto apresentou todo o projeto da Reforma Tributária Solidária, realizado pela ANFIP e Fenafisco, sendo produzido por mais de 40 especialistas, com coordenação do professor da Unicamp Eduardo Fagnani. “Esta proposta, fruto de um estudo detalhado e muito responsável, reúne todas as medidas que podem tornar o sistema tributário brasileiro justo e solidário”, destacou o presidente da ANFIP.
 
Segundo Floriano de Sá Neto, a economia de R$ 1 trilhão, em que o governo está querendo com a reforma da Previdência, pode ser alcançada com ajustes no sistema atual de tributação. “Com a reestruturação da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física podemos arrecadar até R$ 1,5 trilhão, em 10 anos, atingindo apenas os contribuintes que ganham acima de 40 salários mínimos mensais. Estamos falando de 750 mil pessoas, menos de 0,5% da população brasileira. Assim, evitamos que o governo piore a vida de 35 milhões de pessoas”, explicou Floriano.
 
A proposta recebeu amplo apoio dos participantes. “Esse é um projeto que nos dá o caminho para mostrar à sociedade, ao Congresso e ao governo que existem outros caminhos a serem buscados que não desmontem o nosso sistema previdenciário, como propõe a PEC 6/2019, que prejudica milhões de trabalhadores”, disse o representante da CUT, Edson Campo.
 
Foi consenso entre as centrais sindicais que a Reforma Tributária Solidária é a alternativa viável para enfrentar a situação econômica do país, sem massacrar os trabalhadores brasileiros, como propõe a PEC 6/2019. É esta reforma, ampla, justa e solidária, que será capaz de retomar o crescimento econômico e ampliar o mercado de trabalho, favorecendo diretamente a proteção social, representada pela Previdência pública.
 
Nesse sentido, ficou aprovado entre os presentes a produção conjunta de material para as mobilizações do 1º de Maio (Dia do Trabalho), que serão realizadas em todo o país.
 
Também participaram da reunião, Miguel Torres (Força Sindical), Liduíno Brito (Fenafisco), Mário Teixeira (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB), Alexandre Caso (Intersindical), ex-deputado Vicente Cândido e Ricardo Patah (União Geral dos Trabalhadores – UGT).

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.