Notícias

Imagem

Diretor da DS participa de entrevista sobre a reforma da Previdência

Na tarde desta quinta-feira (28), o Diretor de Comunicação da DS Curitiba, Carlos Oliveira, foi convidado a participar de uma entrevista na UFPR TV para falar sobre a reforma da Previdência. Acompanhado do professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná e membro do Conselho Fiscal da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), Rogério Miranda Gomes, eles discutiram os impactos dessa reforma para a classe trabalhadora em geral.

Na entrevista, os participantes discutiram a existência de um pacote do Governo Federal contra os trabalhadores. Depois da aprovação da PEC 95, que limitou os gastos do Governo, veio a Reforma Trabalhista e as mudanças nas relações de trabalho que geraram uma grande insegurança para os trabalhadores, que agora estão à mercê das novas regras que permitem, entre outras coisas, o trabalho intermitente. Agora, a proposta de reforma da Previdência aparece como mais uma das tentativas do Governo de fragilizar o pacto social da Constituição de 88, ameaçando os direitos garantidos.

Se antes a questão era a legitimidade do Governo Temer para aplicar tantas mudanças estruturais que afetariam brasileiros que nunca tiveram a chance de conhecer o seu plano de governo, agora as diferenças gritantes da proposta de reforma dos militares questionam a legitimidade do Governo Bolsonaro de aplicar uma reforma da previdência. Quanto mais influência se tem no governo, menores são as perdas? A PEC 06/2019 não vem para reformar a previdência, vem para reformar a seguridade social com mais de 60 artigos que influenciam diretamente a vida de todos os brasileiros de uma maneira ou de outra.

O regime de capitalização também foi tópico de discussão durante a entrevista. Levaram-se anos para construir um sistema de contribuição previdenciária intergeracional que é profundamente baseado na solidariedade e responsabilidade com as futuras gerações. Reestruturar esse sistema fará de nós uma sociedade não apenas miserável no quesito benefícios, como também em princípios.

Como se esse argumento não fosse suficiente, é necessário destacar que em um regime de capitalização, a contribuição é assegurada, mas o benefício não é garantido. Dependendo dos investimentos que serão feitos com o dinheiro (escolha que irá ditar a porcentagem de rendimentos), no final o trabalhador pode acabar sendo remunerado basicamente pelo valor que contribuiu durante toda sua vida. Vale ainda ressaltar que a nossa participação na administração desses fundos é mínima ou zero. Os bancos é que escolhem como todo esse dinheiro será aplicado.

O discurso quase catastrofista de que sem a reforma o Brasil para, só é válido para quem não enxerga que o país está estagnado na economia há muito tempo. Existe um argumento de que a reforma da previdência servirá para alavancar a economia e gerar uma poupança de 1,1 tri em 10 anos para o Governo Federal, equilibrando assim as contas públicas. O que ninguém conta é que a soma das isenções com as sonegações da contribuição previdenciária, também resulta em trilhões de reais que poderiam ser usados para quitar a dívida pública. Estão jogando em cima da Previdência a responsabilidade de uma conta que não é da Previdência e muito menos dos trabalhadores.

Estes e outros assuntos foram abordados e serão transmitidos na entrevista da UFPR TV. O programa é uma parceria da UFPR TV com a APUFPR e trata de assuntos que concerne em especial a classe dos professores universitários, mas também a sociedade em geral. O UFPR Especial será transmitido no mês de abril no canal 15 da TV a cabo e também estará disponível no canal do youtube da emissora. A DS Curitiba irá informar os filiados a data de transmissão e também divulgar o vídeo na íntegra, pelo youtube.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.