Notícias

Imagem

Membros do TCU questionam investigação do próprio Tribunal na Receita

Procuradores da Corte criticaram pedido de abertura de apuração feito pelo ministro Bruno Dantas
 
A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de abrir apuração sobre a conduta da Receita Federal no episódio do vazamento de dados fiscais de autoridades, entre elas o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não é consenso dentro do próprio Tribunal de Contas. O pedido da investigação partiu do procurador Lucas Furtado, que atua no Ministério Público junto ao TCU. Outro procurador, Júlio Marcelo Oliveira, que também atua no tribunal, declarou publicamente sua oposição à investigação.
 
No dia 23 de fevereiro, Júlio Marcelo usou as redes sociais para manifestar seu descontentamento. Não citou o colega de MP, mas explicou que não há razão para o tribunal escalar auditores para investigar fiscais da Receita Federal. "TCU não pode ser instrumentalizado para perseguir ou intimidar auditores da receita que atuaram no cumprimento de suas competências legais", escreveu o procurador no Twitter.
 
Quando soube do comentário, Bruno Dantas, ministro do TCU que determinou a abertura da investigação sobre atuação da Receita, ligou para Oliveira para reclamar. Segundo pessoas próximas que souberam do diálogo, o ministro teria dito que não é bom para o tribunal discutir esta questão em público. O procurador respondeu que, se não quisesse o debate público, o ministro deveria arquivar a inspeção. Ele teria dito também que a representação pela inspeção "não tem pé, nem cabeça".
 
A proposta de inspeção tem causado constrangimento também entre auditores. Alguns têm dito que a inspeção pode não encontrar malfeitos do ponto de vista das contas públicas. A parte mais controversa — o vazamento de dados fiscais de Gilmar Mendes — já está sob a responsabilidade da Corregedoria da Receita e da Polícia Federal. Ou seja, não haveria um objeto específico que justificasse uma auditoria do TCU. O presidente do Sindfisco, Kleber Cabral também tem batido na mesma tecla.
 
"O TCU vai dizer para a Receita quem deve e quem não deve ser fiscalizado? É o mesmo que o TCU tentar ensinar para um médico como se deve proceder numa cirurgia. Isso não tem cabimento", afirma o sindicalista.
 
No despacho que pediu a abertura da investigação, Dantas explica que a apuração foi pedida por já existirem suspeitas em relação as contas do Fisco. “A se comprovar tudo que foi afirmado pelo ilustre Membro do Ministério Público de Contas [Lucas Furtado], os anos a fio em que a Receita Federal foi autorizada por decisões judiciais a negar o acesso do TCU a seus processos de trabalho podem ter resultado um quadro de completo descontrole.”
 
Contudo, a ameaça de interferência externa não mudou a disposição dos fiscais. A equipe especial continua analisando as contas de Gilmar Mendes e outras autoridades, classificadas como pessoas politicamente expostas (PEPs). A apuração deve se estender por até um ano. Isto porque, pelas regras, contribuintes têm prazos para entregar novos documentos e apresentar explicações para eventuais inconsistências nas declarações de renda.
 
 
Fonte: Época

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.