Notícias

Imagem

Reforma da Previdência divide opiniões: 43,4% aprovam; 45,6% não, diz CNT/MDA

A reforma da Previdência, prioridade máxima do governo Jair Bolsonaro, divide opiniões entre os brasileiros, segundo a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (26). O levantamento mostra que 43,4% da população aprova as mudanças na aposentadoria, 45,6 % não concordam, e 11% não sabem ou não responderam. As mudanças que o governo deseja implementar na Previdência ainda precisam ser votadas no Congresso.
 
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro pessoalmente, na semana passada, em um gesto simbólico, que representa a importância do assunto ao governo. No fim da tarde desta terça, o presidente recebe líderes partidários no Palácio da Alvorada para tratar da PEC.
 
O secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, está na Câmara dos Deputados em uma série de reuniões. Reuniu-se com a bancada ruralista e tem encontros ainda com parlamentares do PSDB e do PR.
 
O esforço é de reforçar a interlocução com congressistas, uma reclamação constante dos parlamentares, além de explicar o texto da reforma, atribuição justamente da equipe econômica. Na segunda (25), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desistiu de instalar antes do Carnaval a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, primeiro lugar por onde a proposta vai passar.
 
Publicamente, Maia alegou indefinição dos líderes sobre a distribuição dos demais colegiados da Casa. Porém, há impasses acerca do não envio, pelo governo, do projeto de reforma da Previdência dos militares. Esse trecho foi separado da PEC, o que gerou uma reação imediata de parte significativa dos parlamentares, que ameaçam paralisar a tramitação até que esse pedaço da reforma não seja enviado ao Congresso. Maia trabalha internamente para que isso não ocorra.
 
Em outra frente, mas com o mesmo objetivo de facilitar a interlocução do governo com o Congresso que considera "truncada", segundo já disse a interlocutores, Maia lidera, em parceria com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), lidera um movimento para colocar na liderança do Congresso a deputada Joice Hasselman (PSL-PR), que já foi preterida à vaga de líder do governo na Câmara.
 
Os chefes do Legislativo avaliam que ela, com um bom diálogo tanto com integrantes do governo como das duas Casas congressuais, seja a pessoa ideal para conseguir os votos necessários para fazer a PEC ser aprovada.
 
Na Câmara, após a CCJ, a PEC segue para uma comissão especial. Nessas duas instâncias, precisa de maioria simples para ser aprovada. Contudo, em seguida, passa por duas votações no plenário, onde são necessários apoio de 308 deputados. Atualmente, o governo acredita contar com, no máximo, 200 votos.
 
 
Fonte: Congresso em Foco

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.