Notícias

Imagem

Debate sobre Reforma da Previdência reflete retrocessos na Justiça Social

O Diretor de Comunicação da DS Curitiba, Carlos José de Oliveira, esteve na última quarta-feira (20) ao lado de João Luiz Arzeno da Silva na sede da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR) para um evento cujo tema era o principal assunto da semana: a desforma da previdência.

Toda essa semana foi marcada por discussões em torno da proposta que havia sido previamente divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, mas a divulgação oficial por parte do governo ocorreu somente no dia 20, quando também Jair Bolsonaro entregou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o texto da Reforma.

Com o slogan “Melhor para todos. Melhor para o Brasil.”, o presidente lançou a proposta de nova previdência como um instrumento de justiça social, já que segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, “quem ganha mais, vai pagar mais”. Talvez não tão coincidentemente, o dia 20 de fevereiro também marca o Dia Mundial da Justiça Social, instituído pela ONU em 2007, mas só foi comemorado pela primeira vez a exatos 10 anos. Entretanto, não é Justiça Fiscal, muito menos Social que a PEC 6/2019 propõe.

O conceito de Justiça Social é visto como o cruzamento entre o pilar econômico e o pilar social de uma sociedade, analogicamente ao tripé que é a sustentação de um Estado de Bem-Estar Social: Seguridade, Educação e Trabalho. Como o termo bem sugere, não há como separá-los e o bom funcionamento do Estado depende diretamente de políticas que possibilitem a garantia dos direitos que esses pilares representam.

Carlos José de Oliveira, Diretor de Comunicação da DS Curitiba - Créditos: Comunicação APUFPRO debate promovido pela APUFPR fluiu justamente desta ideia colocada por Carlos José de Oliveira ao iniciar sua fala. Ao explicar o déficit fabricado, Carlos sinaliza que a real discussão é a fragilidade do que nos propomos a ter como base fundante, quando em 1988, institui-se o Estado Social de Direito, cuja premissa é defender, por meio das leis, um conjunto de garantias fundamentais, baseadas no chamado "Princípio da Dignidade Humana". O argumento utilizado diz respeito a uma dos principais ataques previstos no texto da Reforma referente ao pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que seria de apenas R$ 400,00 aos idosos e deficientes, até os 70 anos, os quais não possuem meios de se sustentar. Nesse sentido, a PEC do Teto dos Gastos (hoje Emenda Constitucional nº 95) também foi debatida como a principal ameaça aos direitos sociais, já que limita o gasto primário do Governo.

João Luiz Arzeno, que é membro do Coletivo Nacional de Advogados dos Servidores Públicos — CNASP — argumentou que devemos enxergar a previdência sob a perspectiva do orçamento público e não somente dos direitos sociais. “É preciso rediscutir a emenda constitucional 95 antes de discutir a previdência. Porque na verdade não podemos nem admitir a possibilidade dessa reforma acontecer”, afirmou João Luiz.

Em outras palavras, o que o Governo Federal pretende é adotar um ajuste fiscal duro, por meio de reformas prejudiciais aos interesses coletivos, como a da Previdência Social, visando garantir o superávit primário, não para investir no Sistema de Seguridade Social, mas para pagar os juros e a amortização da Dívida Pública, bem como já sinalizava a Auditoria Cidadã da Dívida em 2017.

Do ponto de vista macroeconômico, o aumento da idade mínima leva à manutenção de pessoas que já deveriam ter se aposentado no mercado de trabalho, o que ajudará a elevar o nível de desemprego, derrubando além do pilar da seguridade também o pilar do trabalho. Do ponto de vista social, a redução do valor dos benefícios, abandonando o salário mínimo como parâmetro de pagamento dos mesmos e as novas políticas que dificultam a concessão da aposentadoria, devem aumentar a pobreza e criar uma legião de miseráveis, como já testemunhamos no Chile.

Carlos falou ainda sobre os mitos que são construídos na sociedade brasileira em especial sobre a carga tributária brasileira e a previdência social, que dão base às reformas prejudiciais que têm sido implementadas desde o início do governo Temer, inclusive em relação ao aumento da desvinculação das receitas da união, elevada para 30% das contribuições sociais. A conclusão foi que é necessário readequar a narrativa para explicar a previdência, mostrando as verdades e os mitos sobre os gastos e as receitas e tornando-a mais alusiva a toda a população. 

 

O debate, transmitido ao vivo via Youtube, está disponível na íntegra aqui.
As entrevistas com João Luiz Arzeno e Carlos José de Oliveira também estão disponíveis AQUI e AQUI.
Confira o álbum de fotos completo AQUI

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comentários

  • Bsmelo

    26 de fevereiro de 2019 - Teresina

    Auditar o rombo previdenciário , rever a DÍVIDA PÚBLICA e demitir o ministro GUEDES banqueiro flagrado pela PF na operação Greenfield , assim iremos rumar p uma economia desenvolvimentista

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.