Notícias

Imagem

O manifesto dos Auditores-Fiscais pela Democracia por um País melhor

A atuação do AFpD não tem viés ou feição corporativa, portanto não se confunde com o papel desempenhado pelas entidades representativas de classe
 
Os constantes ataques à democracia e ao Estado Social contido na Constituição de 1988 preocupam, e foram o ponto comum para que servidores públicos se juntassem no coletivo Auditores-Fiscais pela Democracia (AFpD). São unidos pela certeza de que se pode construir um país melhor, igualitário e justo.
 
Reunidos, soltaram um manifesto em que se posicionam quanto ao momento atual. Para o coletivo, governante que está no poder para facilitar a vida dos poderosos, age contra o interesse público e fere direitos sociais e do trabalho. E ataques ao Estado se dão por falta de legislação e fiscalização adequados e competentes. 
 
Diz o manifesto: ‘Para o AFpD, o Estado só é digno do adjetivo “democrático”, se adquire a configuração de um Estado de bem-estar. Por sua vez, a consecução e manutenção de um Estado de bem-estar não se realizam sem a existência real e plena da atividade de fiscalização, o que implica garantir a precedência dos direitos sobre nocivos interesses econômicos.’
 
Leia o manifesto a seguir.
 
Auditores-Fiscais pela Democracia
 
Manifesto declaratório
Ao tempo em que assistimos à intensificação dos ataques à frágil democracia brasileira e ao inconcluso Estado Social declarado na Constituição de 1988, lançamos o coletivo Auditores-Fiscais pela Democracia (AFpD), formado por servidores pu?blicos das administrac?o?es tributa?rias, aduaneira e da inspeção do trabalho que compartilham do propo?sito comum de construir uma sociedade pautada na democracia plena, na justic?a social e na solidariedade.
 
Nascido da vontade coletiva de afirmar os fundamentos constitucionais do Estado Democra?tico de Direito, especialmente aqueles relacionados com o sistema tributa?rio e aduaneiro, os direitos sociais assegurados no texto constitucional, a administrac?a?o pu?blica e a seguridade social, o AFpD defende um sistema tributário progressivo e uma fiscalizac?a?o tributa?ria, aduaneira e do trabalho efetivamente de Estado e portanto não submissa aos interesses do poder econo?mico.
 
Para o AFpD, em todos os estados sociais de direito são as fiscalizações que impõem limites à acumulação privada. Seja na tributação, na regulação e inspeção do trabalho, no meio ambiente ou na saúde, as fiscalizações representam sempre manutenção ou elevação de custos e obrigações de fazer ou deixar de fazer para o poder econômico.
 
Governante que despreza, desregulamenta ou fragiliza a fiscalização, em nome de facilitar a vida dos poderosos, age contra o interesse público, fere direitos socais e do trabalho, ofende a dignidade e ameaça a própria vida.
 
Exigir o cumprimento de leis tributárias, trabalhistas, ambientais ou sanitárias é bom e necessário para a garantia do interesse público e coletivo, causando incômodo tão somente àqueles que buscam a maximização de seus lucros a partir do descumprimento das normas vigentes.
 
Sem a ação legal, ágil, proporcional e resoluta da fiscalização, o que resta é a barbárie em suas mais variadas formas: sonegação, violação de direitos trabalhistas e sociais, corrupção, crimes ambientais, adoecimento, morte.
 
Não há um só episódio de violência contra o interesse público que não tenha como uma das principais, senão a principal causa, a ausência ou insuficiência da ação fiscalizadora do Estado, ou mesmo o conluio entre o público e o privado.
 
Estão aí a sonegação e a corrupção criminosas de centenas de bilhões, que reduzem a capacidade do Estado de prestar serviços públicos; estão aí os acidentes de trabalho, que adoecem, mutilam e matam; está aí o trabalho escravo, que humilha; estão aí os crimes ambientais, que causam tragédias, perdas e dor.
 
Para o AFpD, o Estado só é digno do adjetivo “democrático”, se adquire a configuração de um Estado de bem-estar. Por sua vez, a consecução e manutenção de um Estado de bem-estar não se realizam sem a existência real e plena da atividade de fiscalização, o que implica garantir a precedência dos direitos sobre nocivos interesses econômicos.
 
A atuação do AFpD não tem viés ou feição corporativa, portanto não se confunde com o papel desempenhado pelas entidades representativas de classe.
 
São objetivos do AFpD:
 
a) Acompanhar, analisar, discutir e opinar sobre a conjuntura nacional;
b) Produzir artigos, comenta?rios, cri?ticas e opinio?es sobre os temas da conjuntura;
c) Intervir no debate público, disseminando as posic?o?es do Coletivo por todos os meios possíveis e disponíveis;
d) Atuar em rede, dialogando com as mais diversas expressões sociais, acadêmicas, políticas e institucionais, visando ao fortalecimento da democracia brasileira e dos direitos e garantias daqueles que aqui estejam.
Saudações, de muitos lugares do Brasil,
 
17 de fevereiro de 2019
 
Comitê Executivo
 
Auditores-Fiscais pela Democracia – Coletivo de Auditores Fiscais da Receita Federal, Receita Estadual, Receita Municipal e Inspeção do Trabalho, comprometidos com a defesa do Estado de bem-estar, a democracia e a preservação e fortalecimento das instituições essenciais do Estado.
 
 
Fonte: GGN

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.