Notícias

Imagem

Texto de Reforma Tributária aprovado em Comissão burla a Constituição Federal e ameaça a Seguridade Social

Tida como uma reforma necessária para alavancar o crescimento do nosso país e diminuir a desigualdade social ainda tão presente na sociedade brasileira, a PEC 293/2004 (PEC da Reforma Tributária) é objeto de estudo de inúmeras entidades e economistas que tentam encontrar a melhor maneira de transformar o cenário tributário brasileiro, tornando-o um sistema justo e progressivo. 
 
Entretanto, tantos estudos levantam também inúmeros questionamentos, que não podemos deixar de levar em conta. Um deles é acerca das heranças danosas que o texto desta proposta de reforma pode gerar ao artigo 195 da Constituição Federal que dispõe sobre o financiamento da seguridade social dos milhões de brasileiros empregados ou desempregados temporariamente — os quais se apoiam no referido artigo que os garante, por exemplo, o seguro desemprego.
 
A Reforma Tributária, sinalizada muitas vezes como a principal reforma pela qual o Brasil deve passar, deu mais um passo na última terça-feira (11) quando seu texto, de relatoria do deputado Luiz Carlos Hauly do PSDB-PR, foi aprovado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados em Brasília. 
 
O projeto propõe a extinção, — contrariamente ao que consta no texto que fala de “unificação” — de 10 impostos e contribuições para que existam apenas 2: Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), estadual, e um Imposto Seletivo (IS), federal, que incidiria sobre certos bens e serviços específicos.
 
Dentre as contribuições que seriam extintas, estão também o PIS/Pasep e a Cofins, que atualmente são aplicados na seguridade social, levando ao fim deste financiamento e, consequentemente, a um cenário de insegurança social muito perigoso para toda a sociedade. 
 
A Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida e AFRFB, a aposentada Maria Lucia Fattorelli, explica que tornando contribuições em impostos, altera-se a natureza do tributo, o que é carta branca para alterar-se também a destinação do tributo, ficando a cargo do Governo decidir o que será feito com a receita, podendo inclusive justificar contabilmente o déficit da Previdência que, como vimos em entrevista com Maria Lucia Fattorelli é na verdade inexistente.
 
É ao menos esperado que fosse realizada a unificação dos tributos em um único imposto e a unificação das contribuições sociais para uma única contribuição social. De forma que se respeitasse a Constituição Federal, principalmente no quesito de Seguridade Social. Assim como um sistema progressivo de tributação na sociedade.
 
É importante lembrar que a vinculação dos recursos das contribuições ao orçamento da seguridade social, foi um dos avanços da Constituição, possibilitando o financiamento de áreas sociais, como educação, saúde, previdência social. Com o fim das vinculações, as políticas da saúde, previdência e assistência social teriam que disputar recursos no orçamento fiscal com outras áreas, enfrentando todo tipo de pressão política.
 
A DS, naturalmente, é a favor da aprovação da Reforma Tributária, mas é também, acima de tudo, a favor do bem-estar do trabalhador, que se ampara no sistema de seguridade social. 
 
O texto da Reforma Tributária aprovado nesta semana não tem seu foco nos maiores males da questão tributária em nosso país e não contempla as mudanças necessárias para um sistema progressivo, que aumente a tributação sobre renda e patrimônio e não que extingue esse imposto. Apoiamos, todavia, a redistribuição das competências tributárias, organizando a administração dos tributos e dando mais autonomia aos estados e munícipios, itens presentes no texto.
 
De qualquer forma, o futuro da Reforma Tributária é incerto. Com as intervenções federais e o recesso de final de ano, a votação do texto da reforma no Plenário e no Senado ficará somente para o próximo ano, em que teremos um novo governo e indubitavelmente novas ideias para Reforma Tributária. 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.