Notícias

Imagem

Câmara atende governadores e aprova projeto de securitização da dívida

Permite a Estados vender dívidas, 50% da receita vai para Previdência
 
A Câmara aprovou nesta 4ª feira (12.dez.2018) o projeto da securitização da dívida ativa, que permite que União, Estados e municípios vendam parte de suas dívidas a empresas ou fundos de investimentos.
 
Os governadores pressionaram pela aprovação da pauta. O grupo dos Estados do Nordeste foi presencialmente pedir ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que pautasse a matéria. O texto validado pelos deputados é o mesmo que foi aprovado no Senado em dezembro do ano passado.
 
A medida ajuda no ganho de receita dos Estados a curto prazo, que precisam de volume em caixa para investimentos. No ano passado, 14 Estados comprometeram mais de 60% de seus orçamentos com pessoal.
 
A nova lei exige que pelo menos 50% do valor recebido seja encaminhado para despesas dos regimes previdenciários. O restante deve ser destinado a investimentos.
 
Por outro lado, haverá impacto fiscal ainda não mensurado, porque a perspectiva é de que as dívidas sejam vendidas por valores menores do que os atuais. O estoque total da dívida ativa atual na União é de R$ 1,57 trilhões, de acordo com o Tesouro Nacional.
 
“O projeto da securitização da dívida ativa é uma forma moderna de cobrança de recursos não pagos pelo contribuinte e que permite fonte de receita para lastrear a Previdência e investimentos”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).
 
Já a secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, acredita que a medida pode adiar o esforço dos Estados para realizarem seus respectivos ajustes fiscais.
 
“O alerta em relação a projetos como esse é que não funcionem como atalhos ou como atenuantes de 1 ajuste fiscal que tem que ser empreendido. É inevitável, tem que ser enfrentado e passa pela redução de despesas dos estados, em especial despesas com pessoal, em especial despesas com inativos”, afirmou em encontro com jornalistas nesta 4ª feira (12.dez).
 
 
Fonte: Poder360

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.