Notícias

Imagem

Procuradoria cria canal para empresa delatar concorrente

O contribuinte que tiver conhecimento de alguma vantagem tributária obtida por um concorrente, por meio de decisão judicial, poderá compartilhar a informação com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O órgão criou uma ferramenta em seu site para receber esses dados.
 
No recém-criado Canal de Auxílio à Garantia da Justiça Fiscal, basta indicar o nome da empresa e a PGFN se encarregará de buscar a decisão, segundo o procurador-geral adjunto de contencioso tributário do órgão, Claudio Xavier Seefelder Filho. Porém, acrescenta, quanto mais informações forem fornecidas, mais fácil será a localização do tema no Judiciário e a estratégia a ser traçada pela procuradoria.
 
“Ou todo mundo paga ou ninguém paga”, afirma Seefelder. O procurador lembra que o papel da PGFN é garantir a isonomia tributária, o que engloba atacar decisões judiciais que prejudiquem a concorrência.
 
Em setores que têm tributação elevada, como cigarros e bebidas, a isonomia fiscal é ainda mais relevante, de acordo com Seefelder. A PGFN, lembra, já atuou em parceria com o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para evitar possíveis prejuízos à concorrência.
 
A ação em parceria com a Fiesp ainda aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Trata da incidência de IPI na revenda de importados. Em 2015, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, com efeito repetitivo, que deve haver tributação. Os importadores, porém, recorreram ao STF.
 
Segundo a PGFN, uma decisão do STF pela desoneração dos importados poderia causar desequilíbrio no mercado nacional. Enquanto o Supremo não julga o assunto, há empresas que ainda se beneficiam de decisões anteriores do STJ que afastaram a tributação.
 
Para advogados, levar informação de uma decisão favorável a um concorrente pode não ser, necessariamente, a estratégia mais interessante para uma empresa. “Vemos uma decisão judicial de uma empresa como oportunidade de obter a mesma decisão favorável para outros contribuintes”, afirma Marcelo Reinecken, sócio do escritório Veirano Advogados.
 
De acordo com o advogado, a ferramenta pode estar um pouco esvaziada pela existência de mecanismos como a repercussão geral, no Supremo, e os repetitivos, no STJ, que uniformizam a jurisprudência. “A tendência já é ter menos decisões desgarradas”, diz.
 
Reinecken alerta que a ferramenta da PGFN não deve ser usada para a informação de decisões corretas para tributos cobrados indevidamente. “Pressupõe-se que a decisão judicial é legítima e justa.”
 
Felipe Kneipp Salomon, advogado no escritório Levy Salomão, reforça que há casos de decisões diferentes em turmas de um mesmo tribunal e algumas podem dar vantagem a um contribuinte. Porém, acrescenta, “as empresas têm direito de buscar o Judiciário”.
 
“O fato de o contribuinte ter uma decisão que o beneficie em relação aos outros não significa que ela não é legítima”, diz Salomon. “A decisão é concedida sob a tutela do Estado. Por isso, não deve-se presumir um ilícito concorrencial por parte da empresa.”
 
 
Fonte: Instituto Justiça Fiscal

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.