Notícias

Imagem

Encontro Anual dos Auditores-Fiscais da RFB, em Foz do Iguaçu, trouxe palestras e programação turística

No último final de semana, do dia 30 de agosto a 02 de setembro, ocorreu o Encontro Anual dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, das Delegacias Sindicais de Curitiba e Joinville. O encontro foi realizado no RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION em Foz do Iguaçu-PR, cidade que abriga uma das 7 maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu. 
 
A programação contou com palestras sobre temas de interesse dos auditores, como a ministrada pelo auditor-fiscal Paulo Gil Holk Intronini que tratou sobre a reforma tributária e o desenvolvimento. Um tema que vem cerceando os maiores encontros sobre tributação Brasil afora e que certamente é de grande importância não só para a nossa categoria como também para o desenvolvimento econômico e social do nosso país, como destacou Paulo Gil. Na palestra o auditor-fiscal apresentou estudos sobre as formas de tributação em outros países e a evolução dos sistemas com o passar do tempo, enfatizando que o Brasil possui um modelo regressivo e que a cada ano se trabalha mais dias apenas para pagar os impostos. 
 
Nesse sentido, já faz algum tempo que a ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, lançou a campanha “Reforma Tributária Solidária” e vem investindo, desde então, fortemente em disseminar as propostas presentes nesse projeto, que busca a implementação de uma reforma tributária que satisfaça toda uma população, diminuindo a desigualdade e otimizando os processos fiscais do Brasil. E foi justamente este o tema trazido ao Encontro pelo auditor-fiscal Dão Real Pereira dos Santos, do IJF – Instituto Justiça Fiscal. 
 
O projeto de uma Reforma Tributária Solidária propõe o surgimento de um Brasil mais justo através, principalmente, da centralidade da reforma na tributação de rendas que atualmente é um dos maiores impasses do nosso sistema tributário. Ao apresentar o contexto, desvendar mitos e apontar desafios, o auditor-fiscal trouxe a visão ainda mais crítica de um país cujo estado social permanece em construção, sugerindo que mesmo depois de uma reforma, ainda haverá muito o que se resolver, mas que as propostas do projeto são um começo de um caminho que precisamos trilhar.
 
Além disso, tivemos também uma palestra com o Psicólogo Laênio Loche que abordou um tema mais do que pertinente para esses tempos políticos e de grande polarização no nosso país. “Como Lidar com Opiniões Diferentes? ”, a partir dessa pergunta Laênio desenvolveu inúmeras formas que possibilitem discussões saudáveis e racionais, ao levar em consideração as novas formas de pensar, se posicionar e se expressar sobre determinado assunto.
 
Na nossa programação turística que também foi cheia de atrações, podemos citar uma visita panorâmica a Hidrelétrica Itaipu Binacional e também ao Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu e ainda uma tarde de compras do outro lado da fronteira, em Puerto Iguazu e também jantares que propiciaram muita integração entre os participantes do Encontro Anual dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – Delegacias Sindicais de Curitiba e Joinville. 

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.