Notícias

Imagem

Instituto Justiça Fiscal debate reforma tributária no Le Monde Diplomatique

Na pauta das grandes discussões nacionais, a reforma Tributária, com a proximidade das eleições, torna-se mais importante ainda, sendo abordada por todos os candidatos, em diferentes tons e matizes. Para debater o assunto, o veículo Le Monde Diplomatique convidou alguns especialistas na área: Paulo Gil Holck Introini, membro do IJF, Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Uncamp e Grazielle David, assessora política do Instituto Nacional de Estudos Sócio-Econômicos (INESC).

Com apresentação de Silvio Caccia Bava, Editor-chefe do Le Monde Dilomatique Brasil, o evento foi realizado no dia 23/08 e trouxe importantes contribuições para o debate, algumas desmistificações e várias conclusões, das quais apresentamos breve considerações.

Segundo Paulo Gil, o estudo do economista Thomas Piketty comprovou que quando os anglo-saxões construíram seus Estados de bem-estar social (Reino Unido e Estados Unidos), chegaram a usar alíquotas de imposto de renda pessoa física superiores a 90%. “Qual era a mensagem, então? Que a desigualdade é intolerável. Uma das funções do tributo é arrecadar, mas a função de redistribuir é muito importante”, comentou Paulo Gil. O Brasil, infelizmente, ainda está no topo dos países de maior concentração de renda, o que confere uma desigualdade extrema. O que se quer, segundo ele, é tributar as mais altas rendas, com valores, por exemplo, superiores a 80 mil reais mensais, aliviando o andar de baixo, isentando quem ganha até cinco salários mínimos. “Só aí, arrecadaremos 220 bilhões de reais”, completou.

No que se refere à tributação das empresas, Paulo Gil defende a manutenção do regime simplificado, com limite não tão extensivo, e as demais empresas apurando a contabilidade e o lucro real. Grazielle David acrescentou, ainda, “Não existe uma guerra aos empresários, o país precisa deles. O que não dá para ter é grandes corporações manuseando regras e os pequenos e médios com crescimento prejudicado”.

O combate à evasão, por outro lado, precisa ser enfrentado com uma atuação forte do fisco, reforçando a coerção que pode fazer a administração tributária e, como medida indispensável, combater os denominados paraísos fiscais.

No encerramento, Fagnani convidou os espectadores e interessados a conhecerem o documento intitulado “A Reforma Tributária Necessária: Diagnósticos e Premissas”, estudo inédito que fez uma ampla observação e análise da situação tributária brasileira, dentro da lógica de que a mera simplificação não é o caminho para um país mais justo e igualitário. O documento está on line, disponível nas plataformas das organizações Anfip e Fenafisco e da Plataforma Política Social.

Para acessar o programa de debates, clique aqui.

Fonte: IJF

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.