Notícias

Imagem

DS Curitiba participa de Reunião do Conselho de Delegados Sindicais em Brasília

Na última semana, entre os dias 14 e 16, aconteceu em Brasília, uma Reunião Extraordinária dos membros do Conselho de Delegados Sindicais – o CDS. Como delegado representante da DS Curitiba, o vice-presidente da entidade, Celso José Ferreira de Oliveira, esteve presente na reunião para defender pontos de interesse da categoria de auditores-fiscais de Curitiba, acompanhado do Diretor de Assuntos Jurídicos e Estudos Técnicos da DS, Carlos José de Oliveira. 

Na pauta da Reunião estavam assuntos como a campanha salarial da categoria, a apresentação do aplicativo de voto pela Internet nas Eleições do Sindifisco em setembro, as propostas de atuação nacional contra a mensagem desrespeitosa em relação aos Auditores-Fiscais e à Aduana, escrita por um Delegado da Receita Federal em Belo Horizonte (assunto já tratado pela nossa Delegacia Sindical), dentre outras. 

O vice-presidente da DS e nosso representante no Conselho, sinalizou de antemão que não há novidades em relação aos pontos defendidos pela categoria de auditores-fiscais de Curitiba, conforme o que foi votado na Assembleia pré-CDS.

Sobre o caso do Delegado da RFB de Belo Horizonte, decidiu-se que, entre outras coisas, a Comissão que está tratando do assunto encaminharia a exigência de exoneração do Delegado e um processo de escolha de lista Tríplice para Delegado de Belo Horizonte.

Outro ponto que causou polêmica — como já era esperado — foi a apresentação do sistema de votação eletrônica. A Chapa 2 - Sindicato de Verdade, preocupada com a maior segurança do sistema, fez diversos questionamentos tanto à empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema quanto àquela contratada para fazer a Auditoria. A Chapa 2, inclusive havia contratado um perito para avaliar o sistema e elaborar alguns quesitos para que fossem respondidos pelas empresas. O perito contrato foi o Jeroen van de Graaf, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.  

Entretanto, a pauta do CDS foi antecipada fazendo com que houvesse um desencontro, pois o dia previsto para a apresentação seria quarta-feira (15) e passou a ser terça-feira (14). Depois de muita discussão, foi acordado que os questionamentos do perito poderiam ser feitos na quarta-feira (15), na sede da empresa desenvolvedora. 

Em relação ao que ocorrera em 2015, houve evolução, pois a empresa contratada naquela ocasião e o sistema apresentado foram um verdadeira escárnio: nenhuma segurança, nenhuma transparência, nenhuma garantia de integridade e tampouco do sigilo do voto, nenhuma possibilidade de promover auditoria, pois sequer cópia das máquinas do ambiente em que “rodou” o software foram feitas. Além disso, na época não houve apresentação do software senão de slides de PowerPoint. 

Dessa vez, a empresa contratada tem histórico de desenvolvimento de sistemas de votação e fez uma apresentação em que descrevia a tecnologia empregada para garantir que não (ou minimizar os riscos de que) ocorra ausência de integridade e quebra do sigilo de voto. 

Ademais, várias outras propostas foram debatidas e tornaram-se indicativos para a Assembleia Nacional de ontem (23), todos eles relacionados a campanha salarial, como a manutenção/suspensão/alteração do movimento de greve, a deflagração de uma campanha institucional pela saída de toda a cúpula da receita Federal do Brasil, dentre outros.

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.