Notícias

Imagem

Diretoria da DS Curitiba assina manifesto de desagravo à Aduana e aos Auditores-Fiscais de Belo Horizonte

A diretoria da DS Curitiba assinou nesta semana um manifesto elaborado pela Delegacia Sindical de Florianópolis em esclarecimento ao recente caso de má conduta por parte de um delegado da Receita Federal de Belo Horizonte, que solicitou, através de um e-mail enviado aos subordinados, a indicação de auditores-fiscais com características questionáveis para atuar na Alfandega da capital mineira.

O e-mail era bem específico sobre quais os requisitos estabelecidos para que fosse feita a indicação: baixo espírito de trabalho em equipe; pouco ou nenhum comprometimento; e ínfima dedicação às atividades. O fato que ocorreu ainda em julgo, se tornou público no último dia 6 quando um jornal da capital federal, Correio Brasiliense, publicou uma matéria sobre o assunto, em que consta ainda uma nota de indignação da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil.

A mensagem enviada pelo delegado da Receita Federal de BH Mauro Luiz de Oliveira, gerou inúmeras manifestações de auditores-fiscais inconformados com tal emprego de termos e com o aparente desprezo pela qualidade da atividade exercida dentro da Receita Federal do Brasil. Tendo isso em vista, a Delegacia Sindical em Florianópolis redigiu um manifesto de desagravo, o qual a DS Curitiba assina com a segurança de que representa as considerações de seus filiados a respeito de uma atitude inaceitável por parte de qualquer colega, seja superior ou subordinado.

Leia ainda na íntegra o manifesto:

Delegacia Sindical em Florianópolis

MANIFESTO DE DESAGRAVO A? ADUANA E AOS AUDITORES-FISCAIS DE BELO HORIZONTE

O respeito alcançado pela Receita Federal do Brasil e por seus servidores encontra-se novamente ameaçado pelos sucessivos ataques a?s atribuic?o?es que lhe cabem institucionalmente e a? dignidade funcional e pessoal daqueles que te?m a responsabilidade de fazer cumpri-las. Prova disso e? a mensagem notes encaminhada pelo Delegado da DRF Belo Horizonte, Auditor-Fiscal Mauro Luiz de Oliveira, (anexa) na qual ofende os Auditores-Fiscais que trabalham na ALF/BH e por extensão a todas as aduanas.

Nos solidarizamos com os Auditores-Fiscais lotados na DRF e ALF de Belo Horizonte, e por extensa?o a todos os Auditores-Fiscais e demais servidores lotados nas aduanas, com a forma pejorativa, desrespeitosa e ofensiva de tratamento recebida naquela mensagem. Essa atitude na?o pode ser emanada de algue?m que se diz administrador. Ela afronta o Co?digo de Conduta dos Agentes Pu?blicos em exerci?cio na Secretaria da Receita Federal do Brasil, em especial ao seu artigo 9o, inciso III - “ agir, em relac?a?o aos subordinados, com urbanidade e respeito, tratando as questo?es individuais com discric?a?o;”

Para dar cumprimento e efetividade a?s grandes responsabilidades conferidas ao Controle Aduaneiro, especialmente as de combate a come?rcio nocivo praticado por traficantes de drogas e entorpecentes, de armas de fogo, com delete?rios efeitos sobre a Seguranc?a Pu?blica, defendemos necessidade da recomposic?a?o e alocac?a?o dos melhores quadros do Servic?o Pu?blico e da Receita Federal selecionados pelos crite?rios de vocac?a?o, motivac?a?o, experie?ncia e alta qualificac?a?o, e na?o pela forma desrespeitosa proposta na mensagem ora combatida, a? qual repudiamos. Coloquemo-nos no lugar de um Auditor que venha a ser indicado para a atividade proposta na mensagem, como sera? recebido? Suas deciso?es e autoridade sera?o respeitadas? Sejamos leais a? nossa Instituic?a?o!

Os atos da Administrac?a?o Pu?blica devem ser motivados e praticados em obedie?ncia aos princi?pios da legalidade, finalidade, motivac?a?o, razoabilidade, interesse pu?blico e eficie?ncia, observando o Co?digo de Conduta dos Agentes Pu?blicos em exerci?cio na Secretaria da Receita Federal do Brasil e na?o por preconceitos e generalizações.

Somos todos aduaneiros e exigimos respeito!

Roberto Duarte Alvarez, Presidente DS Florianópolis

Nadir Gonçalves da Cunha Ribeiro, Presidente DS Curitiba


A matéria veiculada no jornal Correio Brasiliense e citada nesta reportagem pode ser acessada neste link. E aqui você tem acesso à carta de retratação pública feita pelo delegado da Receita Federal de BH, Mauro Luiz de Oliveira.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.