Notícias

Imagem

O gosto pela arte como inspiração para a vida: filiado da DS une história e arte em romance investigativo

Um dos objetivos aqui na DS Curitiba é promover a valorização dos Auditores-Fiscais na nossa região. Para isso, queremos conhecer a nossa categoria de perto e a fundo, a fim de dar destaque não somente a importância da sua atividade, mas também as vocações que fazem de nós indivíduos presentes e protagonistas em uma sociedade cada vez mais evoluída e pensante.

Com isso em mente, entrevistamos o Auditor-Fiscal Sérgio Carneiro e trazemos hoje mais uma história que tem a literatura como paixão e que encontrou na  escrita uma forma de lembrar e homenagear aquele que foi o seu principal incentivador.

Sérgio Ricardo Costa Carneiro, nasceu em Recife e tem 55 anos de idade. Formado em Análise de Sistemas, Sérgio deixou a capital pernambucana ainda cedo, com 3 meses de idade para morar no Rio de Janeiro com a sua família. Em 1995, já casado, com uma filha e morando em Fortaleza, entrou na Receita Federal do Brasil, como Técnico do Tesouro Nacional. Passou ainda por Floriano (Piauí) e São Luís do Maranhão. Atualmente atua em Curitiba, no SEPAC da Superintendência, na seleção e programação de contribuintes.

Com o nome fictício “Sérgio Lang”, ele assina uma obra de romance investigativo que se passa no Sudeste do Brasil e prende o leitor a cada novo capítulo. O livro lançado em 2014 “República Paradiso: Crimes e Segredos” busca desvendar os mistérios por trás de um crime ocorrido no início da década de 70 em Ouro Preto – Minas Gerais. Ao unir romance, investigação, história e arte, Sérgio nos transporta do papel de leitor para o papel de personagem e nos convida a viver o enredo da obra junto aos protagonistas quando nos coloca diante de uma Minas Gerais que respira o rico passado do nosso Brasil, ainda remanescente e vivo nas ruelas e pontes de Ouro Preto e Mariana (MG).

Além de escritor, Sérgio também é músico e confessa que a arte em geral lhe proporciona um espaço de descobertas e prazer: “Como sugeriu o grande poeta Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta””.

Eis a entrevista:

De onde veio o seu gosto pela leitura?

Além de advogado e político, meu pai era ator e declamador. Em nosso pequeno apartamento, no Rio, eu me via cercado de livros, em especial, peças de teatro e livros de poesia. Aos 10 anos, minha irmã e eu frequentávamos a biblioteca pública da Lagoa, no Leblon, e competíamos para ver quem lia mais livros por semana. Monteiro Lobato, Júlio Vernes e Alexandre Dumas eram alguns dos autores que expandiram os limites da minha imaginação.

E em que momento você decidiu que queria escrever um livro?

Surgiu da leitura de um pocket book, que um colega cearense me emprestou para que eu pudesse praticar o meu inglês: “The Da Vinci Code”, de Dan Brown. Lembro que devorei o livro em pouco tempo e fiquei intrigado com a mágica por trás da trama, que me deixava grudado, página após página. Me perguntei se seria capaz de escrever uma história assim. Do resgate da imaginação da infância e do desafio pessoal nasceu República Paradiso.

E a inspiração para o enredo? Por que escolheu Ouro Preto como cenário?

A inspiração veio da cultura brasileira, em especial a mineira com suas lendas e história riquíssima. Ouro Preto é uma cidade que parece ter parado no tempo. A gente se teletransporta para o século 18 perambulando pelas ruas e ladeiras daquele lugar. Tem todo o charme de uma cidade universitária, da tradição das repúblicas de estudantes, dos inconfidentes, do Aleijadinho. Passei um Carnaval lá, eu tinha uns vinte e poucos anos, e fiquei fascinado por aquela atmosfera de mistério e magia. Na fase de pesquisa, soube da história verídica de uma jovem encontrada morta, nua, no cemitério. E teve a questão da religiosidade também, que sempre me atraiu. Estudei em colégio de padres, no Rio.

Como foi o processo de escrita?

Comecei a escrever logo depois da morte do meu pai, em 2007. No início de 2008, visitei Ouro Preto sozinho, pesquisando e percorrendo os lugares que seriam os cenários da trama. Quando achei que tinha terminado, descobri as tais técnicas de escrita profissional e comecei tudo de novo. Foi como mudar a estrutura de um prédio que parecia pronto. Aprendi muitíssimo nesse processo.

Considera que teve sucesso na empreitada?

Acho que para um autor brasileiro iniciante não foi nada mau. A editora era pequena, nem existe mais, mesmo assim conseguiu lançar o livro em grandes livrarias, no Brasil todo. Mas o retorno que eu recebo dos leitores, ainda hoje, quase quatro anos depois do lançamento, não tem preço. Tem gente que visita Ouro Preto e refaz os caminhos por onde passaram os personagens; eu acho isso fantástico.

Tem planos de escrever outros livros?

Certamente. O próximo já está no meio da estrada. Falaremos sobre obras de arte, transplantes, tráfico de órgãos humanos e a cultura judaica no Recife, dentre outros temas. O delegado Alpoim, policial federal que atuou discretamente no primeiro livro, reaparece, agora como protagonista.

Você compartilha o gosto pela leitura com os colegas de trabalho?

Os auditores-fiscais, em geral, são pessoas cultas. Alguns são escritores também. Temos artistas plásticos, músicos e poetas imiscuídos na Receita Federal. Tempos atrás, o colega Sérgio Valladares, poeta e astrólogo, fez uma letra fantástica para uma música minha, inspirada no momento que eu vivia. Ficou bem legal. Não por acaso, chama-se “Vida de Personagem”.

O referido livro logo estará disponível na biblioteca da DS Curitiba, mas se você deseja adquirí-lo entre em contato com o autor através do e-mail: carneirosergio@hotmail.com

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.