Notícias

Imagem

Assembleias desta terça (26) discutem Campanha Salarial e elegem Comissão Eleitoral Local

Na última terça-feira (26) foram realizadas duas assembleias na sede da DS Curitiba. Na ocasião foi apresentada uma análise da conjuntura nacional, repassados os informes da Delegacia Executiva Nacional e discutida a Campanha Salarial que é fator motivador da greve que também foi pauta na Assembleia. Em um segundo momento, foi feita a votação para constituição da Comissão Eleitoral Local.

As votações dos dois indicativos previamente divulgados pela DEN referem-se à continuidade da greve. O primeiro deles propõe a extensão da greve ininterrupta da categoria do dia 1º de julho ao dia 15 de julho, com reavaliação ao final deste prazo, ressalvada a aduana, onde poderá ser adotada a greve ininterrupta ou a operação padrão, mantido o percentual de 30% de Auditores-Fiscais em trabalho normal.

O segundo indicativo previa que, se rejeitado o 1º indicativo, a categoria aprova a continuidade da mobilização, a partir de 1° de julho de 2018, no formato de “meta zero” nas unidades de tributos internos e operação-padrão e/ou meta zero (em serviços correlatos aos tributos internos) nas aduanas, ressalvados os trabalhos, nas diversas projeções da Receita Federal, vinculados às operações e fiscalizações relacionadas ao combate à corrupção e desvio de recursos públicos, grandes operações especiais, Pessoas Politicamente Expostas (PPE).

Os presentes na assembleia votaram contra a extensão da greve, pois acreditam que a mobilização que já dura meses, é fundamentada em reinvindicações que atendem apenas parte da categoria.

Destacou-se, durante a assembleia, a presença em peso dos auditores fiscais aposentados, os quais são os maiores interessados nas discussões sobre a Campanha Salarial. O bônus de eficiência e produtividade, fruto da Campanha, aprovado através da Medida Provisória 765 (posteriormente convertida na Lei nº 13.464/2017), garante o aumento da remuneração de auditores fiscais sem conceder-lhes aumento salarial, que precisa de aprovação de lei.

Relembre

O Bônus de Eficiência e Produtividade foi pensado, a priori, para adequar o sistema de gestão da Receita Federal do Brasil, ao modelo adotado por ela, o Balance Scorecard (BSC), cujo um dos pilares é justamente a possibilidade de remuneração variável. Neste caso, em função da produtividade do auditor.

Contudo, os auditores fiscais aposentados têm inúmeras ressalvas as determinações do bônus. O pagamento deste benefício foi estipulado, inicialmente – enquanto não houvesse a regulamentação do Bônus de Eficiência -, em R$ 3.000. Porém, este valor fixo já é o mesmo há anos, não havendo sentido, na visão dos inativos, em continuar com esse pagamento, já que é igual para toda a categoria, desconsiderando a produtividade.

Além disso, devido ao tempo de aposentado, tem-se diferentes valores. Um servidor recém-aposentado recebe o bônus integralmente, mas com o passar do tempo, o valor do bônus cai e ao completar 10 anos de aposentadoria, se fixa novamente em 35%.

Por isso, é de interesse dos aposentados a discussão acerca do referido Bônus, que questionam judicialmente a lei, argumentando que esta prejudica os direitos a eles assegurados.

Assembleia Local Extraordinária

A segunda assembleia do dia foi direcionada para os auditores fiscais de Curitiba e Região. A principal pauta foi a constituição da Comissão Eleitoral Local que deverá conduzir o processo eleitoral que irá definir a nova Diretoria e Conselho Fiscal locais e pode se estender até novembro, em caso de 2º turno.

O vice-presidente da DS aproveitou a oportunidade para comentar a situação atual do Brasil e os desafios que estarão à frente dos trabalhadores e consequentemente dos sindicalistas: “Não podemos titubear na hora de defender os direitos dos trabalhadores. Precisamos ousar e entender que a não participação dos processos eleitorais põe em risco os direitos conquistados a duras penas”.

Os filiados, escolhidos em votação para compor a Comissão Eleitoral Local foram:

- ALICE HELENA APARECIDA PASQUETTA JANTSK (Presidente)

- LAURECI LUCIA STORMOVSKI

- SILVIA DE FÁTIMA AMORIM

- MARLEY SANTIN GARCIA (Suplente)

- MARIA SALUTE TAVERNA MALACRIDA (Suplente)

- DENNY MEDEIROS DA SILVEIRA (Suplente)

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.