Notícias

Imagem

DS Curitiba realiza seminário sobre Reforma Tributária no Brasil

Na próxima sexta-feira, dia 4 de maio, a DS Curitiba convida a todos para participarem do seminário “A REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL – CRÍTICA AO PROJETO APRESENTADO E PROPOSTAS PARA UM MODELO MAIS JUSTO”. O seminário será no Hotel Mabu (rua XV de Novembro,830, sala Marechal, 11º andar), em frente à Praça Santos Andrade, a partir das 8h30.

Programação

No período da manhã serão três palestrantes: o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), César Roxo Machado, o ex-presidente do Sindifisco Nacional e membro do Instituto de Justiça Fiscal (IJF), Paulo Gil Hölck Introini e o ex-superintendente da 10ª Região Fiscal da Receita Federal e diretor do IJF, Dão Real Pereira dos Santos. Após um intervalo para almoço, no período da tarde serão divididos grupos de trabalho para discussões e proposições sobre um modelo justo de reforma tributária.

Discutir um novo sistema tributário é discutir um novo Brasil

O objetivo do evento é fomentar o debate e trazer alternativas para o atual sistema tributário brasileiro. Para o diretor de assuntos jurídicos, Carlos José de Oliveira, “considerando que 2018 é ano eleitoral, a questão da reforma tributária é imprescindível pois pode afetar muito a sociedade, de forma a diminuir parte do abismo da desigualdade social e distribuir melhor entre as diversas camadas da sociedade”.

A diminuição dos impostos indiretos (sobre consumo e serviços) e maior tributação da renda e patrimônio das camadas localizadas no topo da pirâmide social é, por exemplo, uma alternativa a ser discutida. A história econômica mostra como o desenvolvimento das nações sempre decorreu de decisão política coordenada pelo Estado e viabilizada por instrumentos de política econômica, e o sistema tributário é ponto central neste desenvolvimento.

ImagemResponsabilidade dos Auditores-Fiscais

O seminário faz parte de movimento nacional, que tem como propósito fomentar um debate amplo, plural e democrático para corrigir as anomalias do sistema tributário brasileiro, e é grande a responsabilidade dos Auditores-Fiscais.

“Nossa categoria têm grande responsabilidade no tema, enquanto servidores público de cargo efetivo e cidadãos”, afirma Carlos. Na última quarta-feira (25), foi lançado o manifesto da Reforma Tributária Solidária: menos Desigualdade, mais Brasil, encabeçado pela ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), FENAFISCO (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) e demais entidades.

“Com a realização deste seminário, a DS Curitiba antecipa essa agenda e faz uma prévia do ponto de vista local, para discussão da tributação brasileira”, explica Carlos. O diagnóstico e as premissas discutidas no seminário ainda terão mais desdobramentos ao longo do ano, já que faz parte do trabalho dos estudos técnicos.

O que for debatido fará posteriormente parte do processo de elaboração das propostas que serão apresentadas aos candidatos à presidente, em agosto deste ano. Portanto, é papel dos Auditores-Fiscais se mobilizarem e utilizarem seus conhecimentos para discutir como instrumentalizar tributação progressiva com Estado de bem-estar social.

Participe!

As inscrições são feitas pelo telefone: (41) 3225-4217 ou pelo e-mail secretaria@sindifiscocuritiba.org.br.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.