Notícias

Imagem

Receita Federal prepara fiscais para usar armas de grosso calibre em operações

A Receita Federal realizou, entre os dias 16 e 18 de abril, um treinamento para habilitar 17 servidores entre auditores fiscais e analistas tributários a utilizar carabinas em situações de risco, sobretudo no trabalho de aduana e em fronteiras. O trabalho foi ministrado pelo Grupo Tigre, Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial da Polícia Civil do Paraná, em Curitiba. Foi o primeiro trabalho oficial de preparo realizado pela instituição para esse tipo de armamento.

As armas utilizadas nos treinamentos, que a partir de agora podem ser empregadas em situações consideradas hostis em fronteira e áreas sensíveis, são as carabinas IA-2 de calibre 5,56 x 45 milímetros, fabricadas pela Imbel, e foram utilizadas pelo Exército Brasileiro na missão de paz no Haiti.

Segundo a Receita Federal, o órgão adquiriu, no ano passado, 50 modelos do armamento. Todo o material tem autorização do Exército para ser utilizado. A Receita já realiza trabalhos semelhantes de preparo de servidores para a utilização de outros tipos de armas.

O grupo contou com servidores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de estados da Região Norte. A Receita informa que todos os profissionais treinados foram considerados aptos para operar o armamento. O órgão já faz uso de outros modelos de armamento – em 2015, a Medida Provisória 693/15, que alterou a Lei 10.593/02 (que trata da das carreiras de auditores fiscais e do trabalho), concedeu porte de arma de fogo a auditores e analistas tributários da instituição.

Com a norma, os profissionais do órgão podem portar arma própria ou da Receita, mesmo fora de serviço sempre que houver possibilidade de ameaça ao auditor ou à sua família por causa do trabalho desenvolvido. A MP prevê também o uso de armas da instituição em trabalhos desenvolvidos externamente e sujeitas a maior risco, como a atuação aduaneira, por exemplo.

Também em 2015, os servidores envolvidos diretamente no combate a crimes de contrabando obtiveram autorização do Exército para adquirir pistolas .40 a partir de parecer favorável da Secretaria da Receita Federal.

A alegação do governo é que a atuação dos auditores por vezes envolve a repressão a ações criminosas com alto grau de organização, sobretudo no caso dos aduaneiros, que envolvem tráfico de drogas e armas. Até 2015, ano da edição da MP, o Executivo já havia registrado mais de 15 atentados contra auditores em alguns anos, com oito mortes contabilizadas.

Outros treinamentos devem acontecer ao longo do ano, informa a Receita Federal. As datas, os locais e o número de auditores a serem preparados ainda serão definidos.

Fonte: Gazeta do Povo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.