Notícias

Imagem

Carf condena B3 por Imposto de Renda não retido na fonte

Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) manteve cobrança tributária de aproximadamente R$ 147 milhões lavrada contra a BM&FBovespa, atualmente chamada de B3 – Bolsa, Brasil, Balcão. O montante diz respeito a Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre ganho de capital apurado por parte dos investidores residentes no exterior, devido à incorporação de ações da antiga Bovespa Holding pela Nova Bolsa. A operação ocorreu em 2008 para dar origem à BM&FBovespa.
 
A 2ª Turma da Câmara Superior julgou o processo nesta segunda-feira (26/02), e o resultado se deu por voto de qualidade. Como o placar final foi de quatro votos a quatro, resolveu a questão o posicionamento da presidente do colegiado, conselheira Maria Helena Cotta Cardozo. Prevaleceu o entendimento dos julgadores representantes da Receita Federal, segundo o qual a incorporação de ações se enquadra em um conceito mais amplo de alienação.
 
Diante disso, a turma considerou que os investidores residentes no exterior registraram aumento de patrimônio na operação. O ganho de capital se deve à diferença observada entre o valor das ações na antiga holding e o montante atribuído à participação desses sócios na Nova Bolsa. Como o colegiado enquadrou a incorporação de ações em um conceito mais amplo de alienação, a operação se torna fato gerador do tributo. Diante disso, o Carf considerou que a bolsa deveria ter retido o IR na fonte.
 
As conselheiras representantes do contribuinte, que ficaram vencidas, entenderam que a incorporação de ações não se adequa ao conceito de alienação. Em vez disso, trata-se de figura típica própria. Nesse sentido, segundo as julgadoras, a tributação pelo IRRF ocorreria por analogia, o que é proibido no Direito Tributário. Portanto, não haveria incidência da tributação na criação da BM&FBovespa.
 
Além disso, em sustentação oral na sessão de 30 de janeiro deste ano, o contribuinte alegou que a Receita Federal não poderia ter cobrado o imposto da bolsa porque o aumento ocorreu no capital de terceiros. A defesa havia afirmado que aproximadamente 70% dos investidores residem no exterior, o que tornaria impraticável a apuração do custo de aquisição relativo às ações dos milhares de sócios. Ademais, o contribuinte sustentou que, quando apurado, o real custo das ações foi desconsiderado pela Receita Federal no cálculo do crédito tributário.
 
No recurso, o contribuinte também havia pedido que os juros de mora não incidissem sobre a multa de ofício. Por maioria, o colegiado manteve a cobrança de juros sobre a penalidade. A bolsa pode recorrer ao Judiciário para tentar reverter as decisões proferidas pelo tribunal administrativo.
 
Novo sorteio
 
No início do julgamento nesta segunda-feira (26/02), a defesa do contribuinte solicitou que o processo fosse redistribuído entre os conselheiros da 2ª Turma da Câmara Superior. Isso porque o relator do caso e antigo presidente do colegiado, conselheiro Luiz Eduardo de Oliveira Santos, passou a integrar a 3ª Turma da instância máxima do Carf e não participou da sessão de segunda.
 
Na reunião em 30 de janeiro deste ano, o relator havia apenas adiantado que negaria provimento ao recurso do contribuinte, sem detalhar os motivos pelos quais tomaria essa decisão. Na ocasião, o debate foi interrompido por um pedido de vista antes de os conselheiros votarem o processo no mérito. Assim, segundo a defesa, o voto não teria ido a público conforme determina o regimento interno do tribunal administrativo.
 
Por maioria, em placar de cinco votos a três, o colegiado afastou a questão preliminar de nulidade. A maior parte dos julgadores entendeu que foi suficiente para dar publicidade ao processo a declaração de que Santos negaria provimento ao recurso. Logo após a votação, a nova presidente do colegiado, conselheira Maria Helena Cotta Cardozo, designou a conselheira Patrícia da Silva como relatora ad-hoc, para ler o voto completo de Santos durante a sessão de hoje.
 
Processo: 16327.720648/2012-03

Fonte: JOTA

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.