Notícias

Imagem

Qual o papel da Previdência na eleição. E no mandato do próximo presidente

Depois de negociar por mais de um ano com o Congresso e fazer várias concessões, o governo do presidente Michel Temer abriu mão do projeto que era sua prioridade: a reforma da Previdência.
 
A suspensão da Proposta de Emenda à Constituição que altera as regras para o acesso a aposentadorias e pensões praticamente enterra as chances de Temer de aprovar a reforma em seu mandato.
 
Além da dificuldade em conseguir 308 deputados (entre os 513) dispostos a apoiarem uma medida impopular em ano eleitoral, há agora um impedimento legal.
 
Emendas Constitucionais não podem ser votadas e aprovadas durante a vigência de intervenções em estados, como a que o governo federal decretou em 16 de fevereiro no Rio de Janeiro.
 
A intervenção vai durar, segundo o decreto, até 31 de dezembro de 2018. O governo tem a opção de suspendê-la caso constate que não há mais a necessidade de intervir na segurança pública do Rio.
 
Caso não haja a suspensão do decreto, a discussão sobre mudar as regras de acesso a aposentadorias e pensões fica para o próximo governo - que tem início marcado para 1º de janeiro de 2019. Mas, antes disso, há a campanha eleitoral, que começa em agosto e termina em outubro de 2018.
 
A situação da Previdência
Os gastos com a Previdência ocuparam, em 2017, cerca de metade das despesas primárias do governo federal - que não incluem os juros da dívida. O deficit, pela metodologia historicamente usada pelo Ministério da Previdência, foi de R$ 268 bilhões, juntando os regimes dos servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada. O deficit é a diferença entre o que se arrecada (contribuição previdenciária) e o que se gasta com a Previdência.
 
Esse cálculo é contestado por setores da esquerda, que argumentam que ele não leva em conta recursos que, pela Constituição, deveriam ser destinados à Previdência (contribuições da seguridade social). Esse dinheiro é usado para pagar outras despesas do governo e mesmo assim o resultado total do governo registrado nos últimos quatro anos é de deficit primário (isso sem contar os juros).
 
A reforma foi uma bandeira de Michel Temer, mas a necessidade de mudanças na Previdência era uma preocupação também do governo Dilma Rousseff. Ministros daquele governo, como o ex-titular da Previdência Carlos Gabas e da Fazenda Nelson Barbosa, admitem que será necessário uma reforma - apesar de discordarem da reforma específica de Temer.
 
Com a escolha do governo pela pauta de segurança pública, a reforma fica em segundo plano. Mas com o deficit crescente, é pouco provável que o assunto fique fora da pauta de discussões, seja na campanha, seja no próximo governo. Um futuro presidente, seja quem for, terá de lidar com restrições orçamentárias, o que pode levar à retomada do debate sobre as aposentadorias.
 
Diante deste cenário, o Nexo conversou com um cientista político e com um especialista em Previdência. A cada um deles, fez uma pergunta diferente:
 
Qual será o papel da reforma da Previdência na campanha presidencial de 2018?
Carlos Melo
cientista político e professor do Insper
 
Há uma tendência a se ignorar, acho que o tom da campanha vai ser sobre políticas públicas, ainda mais depois da intervenção. A segurança vai ser uma rota de fuga, mas em algum momento os candidatos vão ter que se posicionar sobre a Previdência. Vai ser periférico, vão dizer que é preciso fazer alguma coisa, mas não vão dizer o quê,para não assustar o eleitor.
 
Quem pauta campanha é o próprio governo e os candidatos mais relevantes. A preocupação do eleitor é saúde, educação e segurança. A Previdência não vai aparecer como um tema central, ela vai ser sempre um tema de mal-estar.
 
Todos os candidatos sabem que é um problema, todos sabem que precisa fazer alguma coisa. Mas ninguém vai querer se comprometer com algo que possa desagradar o eleitor e abrir um flanco para ataques dos adversários.
 
Todo candidato prudente, que tenha chance de ganhar, vai ter que mencionar, sugerir de alguma forma o que ele pretende fazer. Se ele não falar nada, pode ser acusado de estelionato eleitoral. Isso vai aparecer como um registro, salvaguarda.
 
O que pode acontecer e mudar esse cenário todo é: passada a eleição, uma aliança entre o candidato vitorioso, o atual governo e os deputados, eleitos e não eleitos, para a aprovação. É interesse do novo presidente da República, é interesse do atual, os deputados eleitos não correm mais perigo, os não eleitos não têm preocupação. Mas isso depende da articulação para criar essa janela de oportunidade entre novembro e dezembro.
 
Qual será o papel da Previdência no mandato do próximo presidente?
José Roberto Savoia
professor de Finanças da FEA-USP
 
Embora se fale em retomar a discussão após a eleição, eu considero muito improvável, em condições melhores o governo não alcançou quórum. Como o mais provável é ficar para o próximo governo, esse será um dos principais itens da pauta, senão o primeiro item da pauta.
 
Quem assumir, vai encontrar um Orçamento bastante reduzido, com pouca margem para novos investimentos. Não aprovar este ano já causa um impacto de R$ 14 bilhões.  E quem assume quer fazer investimentos, produzir um avanço, crescimento econômico. Isso faz da reforma da Previdência um aspecto crucial.
 
A não ser que vença um candidato de extrema esquerda, acredito que o eleito tentará a reforma no primeiro ano de mandato. O projeto que se tem hoje é uma base, mas de acordo com a preferência do eleito existe margem para mudança.
 
A idade mínima é um ponto fundamental, as pessoas já perceberam que não dá para se aposentar aos 55 anos - não dá pra jogar todo o esforço de esclarecimento já feito fora. Outro ponto é a diminuição da diferença entre trabalhador do setor público e privado, a população já percebeu a quem o sistema privilegia.
 
Por outro lado, eu não vejo como restringir o acesso ao benefício pelos menos favorecidos, como a Previdência rural e o Benefício de Prestação Continuada. É o país que nós temos, um país que precisa, sim, de assistência social, amparar sua terceira idade.
 
É bom lembrar que reformas importantes da Previdência, em  outros países, costumam avançar por anos. Na França, a discussão sobre o aumento da idade mínima demorou quase dez anos. Por isso, é importante tentar chegar a um consenso, ir amadurecendo o sentimento de necessidade e importância.

Fonte: Nexo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.