Notícias

Imagem

Governo vai enviar projeto de reforma tributária ao Congresso, diz Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira que o governo pretende enviar ao Congresso Nacional uma proposta de simplificação tributária. Em entrevista à rádio “FM Capital”, de Campo Grande (MS), ele afirmou que, como a reforma da Previdência terá que esperar, por conta da intervenção federal no Rio de Janeiro, o governo está focado em melhorar a legislação tributária.
 
Ele ressaltou, no entanto, que o Brasil não conseguirá reduzir a carga tributária enquanto não aprovar uma reforma da Previdência. Segundo o ministro, o país tem enfrentado sucessivos déficits nas contas, boa parte disso justificado pelo aumento nas despesas previdenciárias. Ele lembrou que, sem a reforma, o Orçamento do ano que vem será impactado entre R$ 14 bilhões a R$ 15 bilhões.
 
— A reforma tributária virá antes da Previdência agora que a Previdência vai ter que aguardar o final da intervenção federal do Rio. Mas a carga tributária do Brasil não poderá diminuir rapidamente se nós não cortarmos as despesas. (...) A despesa aumenta muito, principalmente a Previdência.
 
O ministro deixou claro que o governo não desistiu da reforma da Previdência. E disse que, “na pior hipótese”, a intervenção federal no Rio durará até o fim do ano e a reforma poderá ser retomada em seguida.
 
Questionado sobre a criação de um tributo similar à CPMF, o ministro afirmou apenas que a taxa não é capaz de bancar o crescimento das despesas previdenciárias.
 
— Não é uma solução para resolver esse problema.
 
ELEIÇÕES
 
Questionado novamente sobre uma possível candidatura à Presidência da República, Meirelles afirmou que analisa “dar continuidade a tudo que está sendo feito no Brasil”. Ele citou uma série de projetos da pauta econômica que já foram aprovados, como o teto dos gastos e a reforma do ensino médio, e que ainda estão em andamento, como a reforma tributária.
 
— Estamos empenhados nesse trabalho agora, mas vamos analisar a possibilidade de continuar colaborando no futuro nos candidatando à Presidência da República.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.