Notícias

Imagem

Sistema tributário de multinacionais ajuda a aumentar desigualdade mundo

Um relatório divulgado nesta semana pela Comissão Independente pela Reforma da Taxação Corporativa Internacional (ICRICT) aponta que o sistema atual de tributação de multinacionais pelo mundo contribui para o aumento da desigualdade entre os países. De acordo com a comissão, o fato de as empresas poderem levar seus lucros para paraísos fiscais “rouba governos e cidadãos”, ao retirar recursos para o financiamento de “serviços vitais” para a população.
 
“As estratégias das corporações multinacionais para evitar o pagamento de impostos são um ataque aos direitos humanos. Quando as grandes corporações, incluindo as multinacionais e os indivíduos ricos, não pagam sua parte justa dos impostos, os governos não têm capacidade para financiar a saúde, educação, infraestrutura e a luta contra as mudanças climáticas. Já ficou claro que a ajuda externa não pode financiar o desenvolvimento”, afirma o presidente da organização, José Antonio Ocampo.
 
O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que as perdas de impostos corporativos associados às movimentações de lucro chegam a 500 bilhões de dólares (cerca de R$ 1,6 trilhão) ao ano em todo o mundo.  As multinacionais norte-americanas respondem, sozinhas, por até 111 bilhões de dólares (R$ 363 bilhões), segundo estudo realizado em 2015 pela Reed College, dos EUA.
 
Para Ocampo, as estratégias de evasão fiscal das multinacionais impedem o desenvolvimento sustentável dos países. “As multinacionais são as que mais se beneficiam do sistema fiscal internacional atual. Elas até ameaçam os governos com a deslocalização de suas atividades econômicas, a menos que imponham um imposto sobre as sociedades que lhes convém”, diz.
 
Solução
 
A ICRICT sugere, como possível solução ao problema, uma divisão de impostos de maneira mundial, seguindo uma ordem pré-estabelecida e acordada entre os países.  Cada país receberia um determinado total baseado em fatores como empregos gerados, vendas, uso de recursos e ativos fixos, de maneira a refletir um balanço entre oferta e demanda locais.
 
De qualquer forma, defende a ICRICT, é necessário que esta fórmula seja acompanhada também da criação de taxa mínima de imposto empresarial entre os países para desencorajar a competição entre eles.
 
Porém, tão importante quanto criar um sistema igualitário, afirma a comissão, é pavimentar o caminho para que isso ocorra. Para a organização, os líderes mundiais precisam já criar medidas de curto prazo que sejam mais eficientes, fáceis de administrar e fiscalizar.
 
“A questão crucial é onde o valor é criado em uma economia global cada vez mais complexa. Acreditamos que nossa proposta é a mais justa e, em particular, a única que atenda às necessidades dos países desenvolvidos e em desenvolvimento”, afirma Ocampo.

Fonte: Brasil de Fato

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.