Notícias

Imagem

DS/RJ promove defesa dos interesses de filiados idosos

Orientações do MPRJ consolidaram ações da DS para resguardar interesses dos filiados. A partir da esq.: assistente social Léa Carneiro; presidente da DS/RJ, João Abreu; diretora de Assuntos Jurídicos, Bety Gutnik Nisenbaum, e diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Maria Gláudia Mamede.A Delegacia Sindical do Rio de Janeiro concentra o maior número de Auditores-Fiscais aposentados do país. São 1557 colegas, conforme dados da Secretaria da entidade, apurados no final do mês de março. Os longos períodos sem concurso na Receita Federal e a prática da aposentadoria tardia, comum até bem pouco tempo, foram determinantes para que, hoje, a média de idade daqueles filiados esteja bem acima dos 75 anos.

Tanto quanto a luta por ganhos financeiros, a proteção efetiva dos Auditores idosos tornou-se uma das prioridades da representação sindical do Rio de Janeiro. A razão impressiona: embora vivam num grande centro e tenham acesso a muitas informações, esses colegas estão se tornando alvo constante de pessoas inescrupulosas e das “ofertas do mercado”.
 
Empréstimos consignados facultativos que comprometem mais de 30% do rendimento mensal; oferta exagerada de linhas de crédito e serviços bancários desnecessários; casamentos e uniões estáveis notoriamente improváveis; convites de entidades diversas para interposição de ações jurídicas visando ganhos financeiros inexistentes. Estes são exemplos dos apelos comerciais e golpes que atingem os Auditores-Fiscais idosos com frequência e sofisticação cada vez maiores.
 
As armadilhas são direcionadas, principalmente, aos que vivem sozinhos ou não contam com efetiva proteção familiar. Vítimas de estratégias de vendas diversas ou de pessoas mal-intencionadas, nossos colegas estão expostos a riscos que vão da insolvência financeira à possibilidade de maus-tratos físicos e emocionais.
 
Além de denunciar tal situação, a DS/RJ vem tomando providências práticas para coibir os abusos e resguardar o acesso dos filiados à boa qualidade de vida e à saúde. Tais ações incluem denúncias ao Ministério Público do Rio de Janeiro e gestões junto à Diretoria Executiva Nacional (DEN) e à Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro (SAMF/RJ).
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.