Notícias

Sindifisco elucida dúvidas sobre Bônus levantadas pela mídia

A fim de elucidar dúvidas e questionamentos acerca do Bônus Eficiência, levantadas em reportagens veiculadas em jornal da GloboNews e no Jornal Nacional, na segunda-feira (9/1), a DEN (Diretoria Executiva Nacional) esclarece alguns pontos sobre o benefício, previsto na MP (Medida Provisória) 765, de dezembro de 2016.

Ao contrário do que os jornais da Rede Globo alegam, o Bônus de Eficiência funciona como um prêmio por meta efetivamente alcançada. Os valores citados nas reportagens como auferidos antes mesmo de se realizar a meta, são adiantamentos, que já estavam previstos no PL (Projeto de Lei) 5864/16. Caso ela não seja realizada, aqueles valores serão, em parte ou integralmente, na medida do percentual da meta atingida, restituídos ao Fundaf (Fundo de Desenvolvimento e Administração da Arrecadação e Fiscalização). Vale lembrar que o PL 5864/16, resultado do acordo firmado entre a categoria e o Governo em março de 2016, estipulava o Bônus em cinco parcelas de R$ 3 mil, pagas a partir de agosto daquele ano. A edição da MP 765 apenas honrou o compromisso, cumprindo os valores devidos.

O benefício será pago, eventualmente, com ativos acumulados de multas e leilões. Entretanto o bônus não é devido em função da aplicação de multas, ainda que sejam efetivamente pagas. Ele é devido na medida do atingimento de metas a serem definidas por um Comitê Gestor composto por três ministérios (Fazenda, Planejamento e Casa Civil). Portanto, não será auferido qualquer prêmio em função da mera aplicação de multas. Essas são apenas a origem de recurso para o pagamento do Bônus de Eficiência.

Ao contrário do que dá a entender nas reportagens, o bônus não induz a uma “indústria de multas”. A atividade de fiscalização não é realizada de livre iniciativa do Auditor, mas conforme uma programação determinada pela Receita Federal. A aplicação de qualquer penalidade por parte da autoridade fiscal deve seguir estritamente o estabelecido na legislação, sob o risco de posterior nulidade do ato. Portanto, se uma penalidade aplicada não tiver consistência, ela cairá, administrativamente ou na justiça, e não se transformará em recurso para o pagamento do bônus. Ao contrário, o auto de infração injustificado se tornará um desperdício de tempo e de recursos humanos, que poderiam estar sendo alocados para aumentar a eficiência da Receita Federal e alcançar a meta estipulada, que é o que de fato dará origem ao pagamento da bonificação.

O Sindifisco ressalta que não há, portanto, relação direta entre o lançamento efetuado e o Bônus auferido pelo Auditor. A destinação do resultado acumulado no Fundaf será, sempre, institucional: rateado entre todos os Auditores, independentemente de atuarem diretamente vinculados à fiscalização ou não.

É fundamental nesse ponto esclarecer que os recursos que abastecerão o bônus serão provenientes de tributos sonegados e do leilão de mercadorias que ingressaram ilegalmente no país. O bom contribuinte não contribuirá com esses recursos, que serão extraídos dos comprovadamente maus contribuintes, que tentam obter vantagens ilícitas e praticam a concorrência desleal, em prejuízo dos milhões de brasileiros que cumprem regularmente suas obrigações.      

É necessário frisar, ainda, que a não incidência de contribuição previdenciária sobre o bônus se deve ao fato de que os recursos para o seu pagamento, mesmo de aposentados e pensionistas, não provém dos cofres da previdência, mas do Fundaf, cujos recursos existentes oriundos de multas e leilões serão divididos entre ativos, aposentados e pensionistas na proporção estabelecida em lei. Então não faria sentido, e seria um enriquecimento ilícito dos cofres públicos, caso houvesse uma contribuição para um fundo previdenciário que não arcará com o pagamento do benefício no futuro.                     

Quanto à distribuição de uma parcela do bônus a aposentados e pensionistas, ela se dá em virtude do fato de que um auto de infração pode demorar mais de uma década para ser convertido em renda para a União, em virtude de questionamentos administrativos e judiciais. Muitas vezes aquele que elaborou o trabalho já se encontra aposentado ou falecido quando do efetivo ingresso dos recursos.

Por fim, é importante mencionar também que o pagamento de Bônus por produtividade das áreas tributária e aduaneira não é nenhuma uma novidade para a administração. Criado pelo Decreto-Lei nº 1.437 de dezembro de 1975, o Fundaf (Fundo de Desenvolvimento e Administração da Arrecadação e Fiscalização) sempre foi utilizado para pagar parte do salário dos Auditores-Fiscais. Além disso, as gratificações por produtividade compunham a base da remuneração da categoria até meados de 2008. Desse modo, nem a bonificação por produtividade nem o pagamento de salários dos Auditores com recursos provenientes das multas aplicadas e revertidas ao Fundaf são novidades.

O Bônus Eficiência é uma garantia da valorização e reconhecimento do Audito Fiscal pelo trabalho em benefício de toda a sociedade no combate à sonegação fiscal, à corrupção, ao contrabando e ao descaminho de mercadorias. A despeito de tamanha responsabilidade e da complexidade das atividades desempenhadas, os Auditores Fiscais da RFB se encontram na 27ª posição no ranking de remuneração entre 28 fiscos federal e estaduais – colocação que prejudica o cargo, sob o risco de evasão dos melhores profissionais em direção a outros setores da administração pública que se apresentem melhor remunerados e mais atrativos, o que prejudica o serviço de excelência, reconhecido internacionalmente, prestado pela Receita Federal do Brasil.

Fonte: Sindifisco Nacional

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.