Notícias

Jornal Nacional repercute mobilização da categoria

Na edição de terça-feira (15/11), o Jornal Nacional dedicou atenção especial à mobilização dos Auditores Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) em defesa do PL 5864/16 nos termos do que foi acordado com o Governo Federal. Em entrevista ao JN, o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, afirmou que “O objetivo não é prejudicar a população. Mas as Operações Padrão estão sendo realizadas em todo o País, nos portos e aeroportos, e a tendência é que isso continue nos próximos dias, enquanto o Governo não resolver a questão do PL 5864/16”.

Conforme a matéria do JN mostrou, a Operação Padrão da categoria, é realizada desde meados deste ano. “A categoria é contra alterações no Projeto de Lei 5864/16, que afeta salários e estrutura das carreiras no órgão”, diz a reportagem, que cita também listas de desembaraços reduzidos como resultado das paralisações.

De acordo com o que foi informado ao JN, a mobilização em defesa da aprovação do PL 5864/16 original vai continuar. As ações, no entanto, dão prioridade à liberação de medicamentos, “Considerados prioritários e que 90 % deles são dispensados de análise documental ou física para agilizar a importação”, concluiu a reportagem.

Band também repercutiu o movimento com a entrega de 26 cargos de delegados e inspetores na 10ª RF (Região Fiscal). Segundo a matéria, o documento assinado pelos Auditores e entregue ao superintendente, Auditor Fiscal Paulo Renato da Silva Paz, afirma que “O projeto causa insegurança jurídica e situação financeira insustentável”. Ao jornal, o diretor-adjunto de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Edison de Souza Vieira, orientou que a população evite ir aos postos da Receita Federal nestes dias, tendo em vista que é “um movimento que ocorre em todo Brasil”.

A entrega de cargos tem sido uma constante desde o acirramento da mobilização. “Desde o início do ano, 1,3 mil auditores abandonaram seus postos. Desta vez, a situação dentro do órgão ficou insustentável, segundo o sindicato nacional da categoria (Sindifisco), porque cerca de 150 profissionais das equipes de fiscalização dos maiores contribuintes se desligaram, acompanhados de colegas de alto escalão”, destacou a notícia publicada na terça-feira (15) pelo jornal Correio Braziliense.

Com isso, a “ingovernabilidade” está instalada na Receita, afirmou Cláudio Damasceno ao Correio. “Queremos o projeto restaurado, o original, da forma como saiu do Executivo”, defendeu.

O Correio Braziliense citou, ainda, que o deputado Wellington Roberto (PR-PB), afirma que o secretário da Receita Federal, Auditor Fiscal Jorge Rachid, levanta “discursos antagônicos”. “‘Defende uma coisa com o governo e outra com os colegas auditores’”, alegou o relator do PL 5864/16 ao garantir à reportagem que o secretário Rachid teria acordado com o substitutivo apresentado.

Para a DEN (Diretoria Executiva Nacional), está evidente que falta um posicionamento do Governo e da Receita Federal sobre a questão, que seja incontestável, no sentido de dar agilidade na resolução do impasse. Está claro que a mobilização vem afetando o comércio exterior e a arrecadação federal. Os Auditores não querem causar nenhum tipo de prejuízo para a sociedade, mas diante dos fatos, é possível afirmar que todo e qualquer dano deve ser debitado na conta do Governo Federal, que não tem se mobilizado para defender o Projeto de Lei que ele próprio enviou à Câmara.

Leia mais sobre a mobilização nos links abaixo:

A Tribuna de Santos

Portal G1 de notícias

Portal G1 de notícias

Interlog

Fonte: Sindifisco Nacional

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.