Notícias

Aventuras no relatório do PL 5864/16 terão consequências na RFB

Conforme antecipado pela DEN (Diretoria Executiva Nacional), o relatório do Projeto de Lei 5864/16 apresentado na tarde desta terça-feira (11/10), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, traz alterações inaceitáveis para a categoria e atende demandas específicas de entidades representativas de outros cargos da RFB (Receita Federal do Brasil).

Entre as mudanças, está a que compartilha entre Auditores e cargo de natureza acessória e preparatória o reconhecimento da autoridade administrativa, tributária e aduaneira da União e a essencialidade e a exclusividade de Estado. Além disso, o texto também dá nova redação aos artigos 5º e 6º da Lei 10.593/02. Ambos esses temas foram rechaçados pela Classe dos Auditores em Assembleia, cuja decisão foi comunicada previamente ao relator, deputado Wellington Roberto.

Inconcebível também foi a alteração da parte remuneratória do PL no que tange à inclusão de novos servidores no Bônus de Eficiência, além do aumento do percentual a ser recebido pelo cargo auxiliar aos Auditores – que passa para 0,7% (antes era 0,6%) a partir de 2018.

Muito embora emendas propostas pelo Sindifisco Nacional tenham sido acolhidas pelo relator (regulamentação da precedência e paridade constitucional), a verdade é que as alterações propostas mexem profundamente na carreira tributária da RFB e desestruturam o órgão radicalmente.

Por esse motivo, a DEN buscará dentro da própria comissão corrigir tais distorções ao mesmo tempo em que conclama todos a aprofundarem o movimento reivindicatório na Assembleia Nacional convocada para o próximo 14 de outubro.

Diante do cenário, a Diretoria e os Auditores Fiscais reiteram que não aceitarão a transformação da Receita Federal em um órgão à margem da Constituição e onde tudo é válido por conta de alterações sugeridas por um relator que, embora advertido e esclarecido sobre várias questões do PL, insistiu por levar ao plenário da comissão um texto que incendeia o principal órgão arrecadador do Governo, tornando-o ingovernável. Logo num momento em que o país sofre com uma crise fiscal e depende mais do que nunca da Receita e dos Auditores para superá-la.

Não há outra alternativa que não o recrudescimento nesse momento tão decisivo para o futuro do cargo. Afinal, a Classe não lutou quase dois anos pelos avanços acordados com o Governo no PL 5864/16 para, agora, vê-los desprezados sem que haja quaisquer consequências.

É hora da luta! Participem da Assembleia e ajudem a definir o futuro do movimento!

Fonte: Sindifisco Nacional

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.