Notícias

Imagem

Em seminário, Auditores debatem segurança e relembram atentados

Auditores Fiscais, juristas e advogados lotaram o auditório da Delegacia da Receita Federal em Maringá (PR) na quinta-feira (6/10), durante o primeiro dia do seminário Segurança Funcional e Assistência Ocupacional em Atividades das Carreiras Típicas de Estado, realizado pelo Sindifisco Nacional em parceria com a DS (Delegacia Sindical) Maringá. Após abrir a reunião, o presidente da Delegacia, Hércules Maia Kotsifas, convidou a 1ª vice-presidente da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Maria Cândida Capozolli, o Auditor Fiscal Ronaldo Feltrin, que compareceu representando a Administração da Receita, e o superintendente da 9ª RF (Região Fiscal), Luiz Bernardi, para darem suas impressões sobre a importância de a categoria debater o tema. Também participam do evento os diretores de Defesa Profissional, Daniel Saraiva Magalhães e Dagoberto da Silva Lemos.

Em suas considerações iniciais, Cândida colocou a preocupação da DEN com a segurança dos Auditores Fiscais na execução das suas atividades. Daí a importância de que o tema seja debatido, no sentido de buscar sempre a valorização do Auditor.

Cândida relembrou com emoção e pesar diversos casos de atentados a Auditores, como o assassinato do Auditor Fiscal José Antônio Sevilha de Souza, e também a tentativa de assassinato contra o Auditor Fiscal José Jesus Ferreira, recebido a disparos quando voltava para casa, em Fortaleza. Para a vice-presidente do Sindifisco, os fatos demonstram com tristeza a insegurança vivida todos os dias pelos colegas. “É preciso repensar a segurança na Receita Federal do Brasil”, afirmou ao mesmo tempo em que convidou a Classe para refletir essa, que segundo a Auditora é uma das maiores causas defendidas pela DEN. Para Cândida, o debate é importante para se construir um novo modo de operação que garanta a integridade dos Auditores.

“Em praticamente mais de 30 anos de Casa, já perdi a conta de quantas vezes já sofri ameaça”, relatou o superintendente da 9ª RF, Luiz Bernardi. Para o Auditor, resta a esperança de que casos como os atentados contra os Auditores Sevilha e Jesus “Nos ensinem a sermos mais duros no combate ao crime. Não vamos amolecer”, defendeu. Já o Auditor Fiscal Ronaldo Feltrin destacou que a atividade de um Auditor Fiscal da Receita não agrada a todos e o risco vem também da extensão dessa atuação. “Controle aduaneiro não se limita às fronteiras”, disse. Por isso, o risco é sempre iminente e, na visão da categoria como um todo, os Auditores devem ter mecanismos para defesa.

Parceria em operações - Em seguida, sob a coordenação do diretor de Defesa Profissional, Daniel Saraiva, o procurador Regional da República, Carlos Fernando dos Santos Lima, destacou que os procuradores compartilham da mesma situação de vulnerabilidade. Membro da força-tarefa da operação Lava-Jato, Carlos Fernando Lima explicou a parceria entre Judiciário, Receita Federal e Polícia Federal para o êxito que da investigação. “O trabalho com forças-tarefa, em conjunto, traz maior eficiência para operações como essa”, ressaltou.

Outro fator que ajuda a creditar esse tipo de trabalho é o apoio social que surgem com a publicidade dos fatos investigados. No entanto, boa parte dos casos esbarra na questão do sigilo. “O trabalho de colaboração entre agências deve ter o cuidado para não levar à nulidade das ações”, defendeu o procurador.

Representando a Copei (Coordenadoria-Geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal), o Auditor Fiscal Edeoney Cláudio Cavalcante Sombra defendeu que uma das medidas que podem ajudar a amenizar o problema é colocar em prática as diretrizes do Manual de Segurança da instituição. “Nos últimos seis anos o manual, que é elaborado pela Copei, não tem sido divulgado para os Auditores Fiscais”, enfatiza. Em sua palestra, Edeoney deu orientações de pequenas medidas que, adotadas no dia-a-dia, podem evitar que a pessoa se torne um alvo fácil, ao menos com relação às novas tecnologias e o uso constante da internet. Manter redes sociais bloqueadas para estranhos, não abrir e-mails suspeitos e o cuidado com o descarte de lixo são alguns dos tópicos abordados.

Armas - O porte de arma também foi debatido no encontro. O problema levantado pelos Auditores é a falta de treinamento para o uso e acondicionamento, além de preparo emocional. Para Edeoney, No momento do ataque o melhor é estar atento e observar ao redor”, orientou. Esse é o mesmo entendimento do agente da Polícia Federal Sidney Bueno Silva. Para ele, o melhor meio de prevenção é estar atento e se interessar mais sobre o tema. O agente parabenizou o Sindifisco Nacional pela realização do evento. “É importante que o Sindifisco continue a realizar eventos desse tipo, para tratar desse assunto que é tão delicado para os Auditores”, enfatizou.

Homenagem a Sevilha – Devido ao sigilo no caso Sevilha, a exposição do delegado-chefe da Polícia Federal em Maringá, Ronaldo Goes Carrer, foi cancelada, no intuito de preservar o processo. No lugar, o delegado Alexander Boeinger Noronha Dias fez uma palestra sobre como uma evolução no pensamento e no entendimento jurídico pode ajudar no andamento de ações como essa. Alexander Dias destacou que ao tomar conhecimento dos autos do processo, concluiu que o Auditor Fiscal era um agente incorruptível, que merece todo o respeito da Classe. Em sua exposição, o delegado sugeriu que o Sindicato encabece um movimento para que casos como esse recebam tipificação penal diferente da que foi dada.

O Auditor Fiscal José Antônio Sevilha de Souza foi assassinado em 29 de setembro de 2005. Onze anos depois, os suspeitos pelo crime ainda não foram punidos. O advogado criminalista responsável pela assistência de acusação, Odel Antun, falou aos Auditores presentes sobre a função do assistente de acusação em um processo como esse. Para o advogado, apesar da demora, o processo caminha e tem “um dos melhores relatórios”.

O seminário sobre Segurança Funcional e Assistência Ocupacional continua na manhã da sexta-feira (7), com debates sobre combate ao crime organizado, com o juiz Odilon de Oliveira, e sobre o caso Jesus e segurança funcional, com a participação do procurador-chefe da Procuradoria da República no Ceará, Samuel Miranda Arruda, e dos Auditores Fiscais Fernando Sérgio Tavares e Sales e José Jesus Ferreira.

{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2016/10-outubro/Bol1748/Maringa/]}{Restrito}

Fonte: http://www.sads.sindifisconacional.org.br/index.php?option=com_dscontent&view=article&id=31588:n-1-749-10-10-2016&catid=95:boletim-informativo&Itemid=68

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.