Notícias

Sindifisco custeará carteira funcional para aposentados

Os diretores de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional, Nélia Cruvinel e José Castelo Branco, participaram de reunião, na manhã de quarta-feira (28/9) com a chefe da Diape (Divisão de Administração de Pessoas) da Receita Federal, Viviane Mara Renke; e o coordenador de Administração de Pessoas substituto, Paulo Faria Marques, para conhecer o modo operacional que será usado para a implementação das carteiras de identidade funcional para os Auditores Fiscais aposentados da Receita Federal do Brasil, conforme modelo previsto no Anexo I-C da Portaria RFB 451, de 23 de março de 2010. As servidoras da Diape Aissa Moreira Galvão Bello e Edlene Pereira Medeiros auxiliaram na prestação das informações aos diretores do Sindicato.

Na reunião, ficou esclarecido que, conforme o Acordo de Cooperação firmado entre a União, por meio da Receita Federal, e o Sindifisco Nacional, a entidade sindical é responsável pelo custeio da emissão dos documentos aos seus filiados. Também cabe ao Sindicato a contratação da empresa Thomas Greg & Sons do Brasil Ltda. que vai confeccionar as cédulas — mesma empresa que produziu a identidade dos Auditores Fiscais ativos. Para isso, o Sindifisco deve realizar em breve um levantamento inicial do contingente de Auditores Fiscais aposentados que desejem obter o documento. A partir do conhecimento do número de interessados, o Sindifisco vai entrar em contato com a empresa Thomas Greg, a fim de obter o custo para a realização do serviço. O Sindicato vai elaborar uma minuta de contrato, que deve ser analisado pela Receita.

Diferentemente dos Auditores na ativa, que precisam devolver o documento quando da aposentadoria, a carteira de identidade funcional do Auditor Fiscal aposentado vai ser um documento permanente, que vai possibilitar o acesso ao Ministério da Fazenda e às unidades da Receita Federal do Brasil.

O Auditor que tiver interesse em obter o documento vai ter que se dirigir à Unidade de Gestão de Pessoas na Delegacia da sua região para validação de dados pessoais, recolhimento de assinatura e de digitais. O interessado também deve levar uma foto 3x4, os homens com paletó e gravata. Esses dados serão consolidados pela Digep (Divisão de Gestão de Pessoas) de cada uma das 10 regiões e enviados no formato criptografado para a empresa Thomas Greg que confeccionará as identidades. Em seguida, as cédulas serão enviadas novamente para as Delegacias, onde o Auditor Fiscal poderá retirar o documento. A Receita Federal passa ainda por um processo de adaptação de seu sistema para o recebimento dos dados.

A Diretoria de Aposentadoria e Pensões alerta que uma vez emitida a carteira de identidade funcional não pode ser plastificada. Ela vai ser produzida em material protegido por uma película, e também vai conter uma série de itens de segurança para evitar falsificação. No entanto, não está previsto na Portaria RFB 451/10 que o documento seja emitido junto com porta-documentos ou com brasão.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) entende que a confecção da carteira de identificação dos Auditores aposentados, bandeira de luta desde 2008 e conquistada pelo Sindifisco Nacional em 2009, representa um passo importante no reconhecimento a quem contribuiu decisivamente para a valorização do cargo e pelo fortalecimento da Receita Federal desde a sua criação.

Fonte: Patrícia Portales Publicado em 28 Setembro 2016

Comentários

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.