Notícias

Onze Delegacias Sindicais pedem providências da Diretoria Executiva Nacional contra vídeo da RFB

As Delegacias Sindicais (DS) Belo Horizonte, Campinas/Jundiaí, Ceará, Curitiba, Espírito Santo, Florianópolis, Joinville, Poços de Caldas, Rio de Janeiro, Salvador e Varginha, encaminharam à DEN uma carta em protesto contra uma animação em vídeo, com o título de “Dia de clássico”, divulgada na semana passada na parte interna do sítio da Receita Federal do Brasil, reservada apenas aos seus servidores. A animação trata de segurança institucional.

Segundo a carta, a animação, no suposto afã de transmitir a sua mensagem de maneira simples, aumentando a eficácia da comunicação, acaba por recorrer a estereótipos estigmatizantes, que tem efeito nocivo à imagem do Auditor-Fiscal. Parecendo inocente, a animação acaba por fixar imagens negativas no inconsciente da coletividade.

As Delegacias Sindicais não se opõem a que o Órgão busque fixar conceitos institucionalmente importantes para o seu público interno, mas isso deve ser feito pela via positiva e não o contrário; ademais, a Comunicação Social, como é sabido, deve estar atenta, em seus veículos e mensagens, para os sentimentos, as percepções e as subjetividades que lastreiam toda e qualquer organização. A Comunicação Social, por isso, tem uma grande responsabilidade social e ética, o que, em decorrência, impõe-lhe todo o cuidado, a fim de que a sua atuação não tenha o efeito contrário ao desejado, que, no entendimento dessas DS, é o caso da animação “Dia de clássico”.  

As DS manifestam, assim, o protesto pela escolha deliberada da figura de um Auditor-Fiscal como personagem que é retratado com estereótipos e de maneira negativa. Essa forma de comunicação, pela via estigmatizante, não é a maneira correta de desenvolver campanhas institucionais que, por sua vez, não podem acontecer em detrimento da imagem de carreiras, como é o caso dos Auditores-Fiscais, que há longo tempo prestam serviços relevantes para o Estado brasileiro. Além de interferirem, como antes dito, nos sentimentos, nas percepções e nas subjetividades que são a base informal das organizações.

Por todos esses motivos, as DS concluem a carta concitando a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindifisco Nacional a tomar imediatamente as providências cabíveis, administrativas, políticas e/ou todas as demais vias julgadas necessárias, para, em defesa da categoria, zelar pela honra e imagem dos Auditores-Fiscais diante dos fatos relatados

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.