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No litoral catarinense, o melhor terminal do país: o pequeno São Francisco do Sul

RIO - O melhor porto brasileiro na opinião dos usuários é um porto público: o de São Francisco do Sul, localizado na Baía de Bitonga, no litoral catarinense. Ele aparece na melhor colocação entre 12 portos nacionais listados em pesquisa do Instituto Ilos, que ouviu 189 profissionais de logística de 157 empresas. Com nota 7,82, São Francisco do Sul chama a atenção pela rápida evolução. Saiu da quarta colocação para a liderança do ranking em cinco anos, período em que recebeu investimentos públicos e privados de cerca de R$ 250 milhões. A parceria entre o governo estadual — que administra o porto — e as empresas que o exploram, bem como a profissionalização da gestão são apontadas como fatores chave para seu desempenho.

Entre os investimentos mais importantes estão a reestruturação dos berços de atracação de navios e a dragagem, que ampliou o calado de 12 metros para 14 metros. Enquanto o poder público melhora a infraestrutura, as empresas investem em tecnologia e modernização de equipamentos. As principais companhias que atuam no porto, Bunge e Terlogs, mantêm um sistema de escoamento que evita o tráfego de caminhões dentro do terminal. Os grãos são transportados dos silos até o cais em correias.
 
— Além do investimento substancial nos últimos anos, a gestão não é politizada — diz Paulo Fleury, presidente do Ilos, que faz a pesquisa a cada dois anos, com indústrias que estão entre as mil maiores em faturamento. — Mesmo sendo um porto pequeno, consegue ser competitivo.
 
São Francisco do Sul é o oitavo em movimentação de cargas no país, com 11 milhões de toneladas por ano. Ele movimenta tanto granéis como contêineres.
 
Ferrovias: melhor é da Vale.
 
O presidente da Administradora do Porto de São Francisco do Sul, Paulo César Côrtes Korsi, enfatiza que tem reuniões mensais com órgãos como Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para equacionar problemas burocráticos, uma das principais queixas. Acesso e capacidade de armazenagem também são falhas, segundo o Ilos.
 
Na pesquisa do Ilos, o porto que aparece em segundo lugar é o de Itaguaí (RJ), seguido por Suape (PE) e Porto do Rio. O Porto de Santos fica em 11º lugar, na penúltima posição. Em último lugar, o de Salvador.Entre as ferrovias, outro gargalo na logística, a Estrada de Ferro Carajás (EFC), operada pela Vale, é apontada como a mais eficiente, tanto na opinião dos usuários como na análise de indicadores de eficiência do Ilos, que considera itens como produtividade e índice de acidentes. A EFC registrou quatro acidentes por milhão de quilômetros percorridos em 2012 e teve uma produtividade de 103 bilhões de toneladas transportadas por quilômetro útil. O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Vale, Fábio Brasileiro, atribui o desempenho ao investimento da empresa em capacitação e em tecnologia, bem como ao modelo de gestão da cadeia logística de forma integrada.
 
 
 
Fonte: O Globo

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