Clipping

Greve de auditores fiscais afeta serviços no porto de Paranaguá

A greve dos auditores fiscais da Receita Federal já começa a afetar alguns serviços e causar atrasos ao trabalho prestado por despachantes e empresas de logística no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. A paralisação dos auditores é nacional e teve início no dia 1° de novembro. A categoria cobra do governo federal o cumprimento de um acordo firmado em 2016, que estipulava 20% de reposição salarial, sendo 5% por ano, até 2019.
 
Os auditores fazem uma operação-padrão durante a semana: nas terças, quartas e quintas-feiras os servidores ficam fora das repartições e nos outros dois dias, nas segundas e sextas-feiras, a categoria não utiliza os computadores. Apenas 30% do efetivo permanece trabalhando para garantir a continuidade dos serviços essenciais, como liberação de medicamentos, insumos hospitalares, animais vivos e alimentação de bordo para tripulantes de navios.
 
Sócio de uma empresa de comércio exterior e logística, Kleber de Souza Fontes, afirma que já sente os primeiros reflexos da greve dos auditores. Ele acredita que a situação deve piorar ainda mais com a proximidade do Natal e o grande volume de importações para esta época do ano.
 
“Todas as declarações de importação que são parametrizadas no canal amarelo ou vermelho, quando tem que ter conferencia documental e física, para conseguir o nome do fiscal está levando uma média de 30 dias. Durante esses 30 dias paga-se armazenagem, onerando o custo da importação que acaba sendo repassada ao cliente final”, destaca.
 
Segundo Kleber Fontes, as manifestações fazem com que o tempo de liberação das declarações e cargas aumente bastante. Ele diz que, quando a operação está normal, uma carga que passa pela fiscalização da Receita costuma demorar uma média de sete dias úteis para ser liberada. Já com a paralisação, a média para realizar todo o trâmite ultrapassa os trinta dias.
 
Para evitar que haja o perecimento de algumas cargas, as empresas têm entrado com mandados de segurança para acelerar o processo de liberação. A greve é por tempo indeterminado. Apesar da reclamação de empresários quanto ao atraso em alguns serviços, a assessoria do Porto de Paranaguá informa que, por enquanto, o trabalho não está sendo afetado. Para a semana que vem, na quarta-feira, os auditores programam uma manifestação na Ponte da Amizade, principal ligação entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai.

Fonte: Paraná Portal

Comentários

  • Rodrigo Gomes

    24 de janeiro de 2018 - Parambu/Ceará

    Olá boa tarde, os auditores fiscais ainda estão em greve por gentileza poderiam me informar obrigado!!
  • Jonatan

    15 de janeiro de 2018 - Goias

    Infelizmente nosso governo não cumpre as exigências mínimas pra uma boa gestão. Existe alguma negociação com o governo? Já tem alguma previsão de fim da greve, parece que ninguém está postado nada a respeito quando milhões de pessoas são prejudicados pela ma gestão do governo. Espero que seja dado o devido aumento para que possam voltar ao normal.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.