Clipping

Juvandia Moreira: Só o patrão sai ganhando com projeto que abre portas para maxi-terceirização

Por: Luiz Carlos Azenha
 
“A sociedade toda perde”, diz a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, sobre o projeto de terceirização que deverá ser apreciado na próxima terça-feira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados e motiva protestos de sindicalistas e trabalhadores em todo o Brasil.
 
Perdem os contratados pela CLT: um terceirizado poderá trabalhar ao seu lado ganhando 30% menos pela mesmíssima função. Pressão para que você não faça reivindicações trabalhistas de qualquer tipo.
 
Perdem os assalariados em geral: desde que se cadastre como “especializada”, uma empresa poderá fornecer mão-de-obra para qualquer função.
 
Hoje a terceirização é admitida em atividades-meio, como segurança e limpeza. Essa barreira desabaria.
 
Perdem os próprios terceirizados:  acabar com a precarização de seus empregos ficará ainda mais distante.
 
Escancaram-se as portas para a quarterização, ou seja, a contratação pela terceirizada de uma empresa para executar o serviço contratado.
 
Por enquanto, a Justiça tem se manifestado pela co-responsabilidade das empresas em relação aos empregados, mas o PL 4330 mudaria isso.
 
Quem ganha com a flexibilidade? O patrão, certamente. Quanto maior a distância entre ele e os trabalhadores, menor o “risco” de ser responsabilizado pelo cumprimento das leis trabalhistas ou de acordos salariais.
 
 
Fonte: Viomundo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.