Clipping

Imagem

Brasil quer discutir no G20 a tributação das gigantes da web

O Brasil quer levantar na primeira reunião do ano do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), na próxima semana, a discussão sobre a tributação de empresas internacionais que atuam na internet.
 
Há a expectativa do governo brasileiro de que sejam firmados, ainda nas rodadas de negociação do G20 deste ano, acordos multilaterais de tributação que reduzam a possibilidade de brechas legais para evasão fiscal.
 
Internamente, a Receita Federal já se prepara para notificar empresas como Google, Facebook e Apple a detalhar seu faturamento com negócios no Brasil e informar como são recolhidos os impostos. O objetivo é alterar o modelo de tributação do setor.
 
Na avaliação do governo, algumas empresas usam brechas legais para receber por seus serviços de publicidade e venda eletrônica no exterior, por meio de cartões de crédito internacionais, reduzindo o pagamento de tributos no Brasil.
 
Grupos de Trabalho
 
A Austrália, que assume neste ano a presidência do grupo, sinalizou que a discussão tributária será agenda forte nas rodadas.
 
Serão criados grupos de trabalho para discutir mecanismos globais que inibam manobras fiscais que se aproveitam da diferença de sistemas tributários nos países.
 
O governo brasileiro avalia que não haverá um grau elevado de impasse na questão, já que muitos países têm interesse no assunto.
 
França e Alemanha, por exemplo, estão tentando forçar as empresas estrangeiras de tecnologia a registrar em seus territórios as operações realizadas por elas.
 
Representantes do governo também devem aproveitar o fórum para rebater os critérios usados no documento do Fed (banco central americano) apresentado nesta semana que enquadrou o Brasil como a segunda economia emergente mais vulnerável.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.