Clipping

Imagem

Aprovada isenção de ICMS para freeshops

Etapa importante para a implantação de freeshops nas cidades brasileiras de fronteira, boa parte das quais no Rio Grande do Sul, foi vencida. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou a isenção de ICMS para futuras lojas francas. Pedido gaúcho, a desoneração do principal imposto estadual precisava da concordância de todas as unidades da federação, e o prazo para qualquer contestação – o que não ocorreu – encerrou nesta quinta-feira.
 
– Assim, nosso comércio de fronteira poderá competir em igualdade de condições – avalia o secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, lembrando das queixas de lojistas das regiões prejudicadas pelas vantagens de preços do outro lado.
 
A isenção de ICMS, vale ressaltar, não é válida para todo o comércio, mas apenas para os futuros freeshops.
 
E serão beneficiados somente os municípios gaúchos que contam com cidades gêmeas do outro lado, na Argentina e no Uruguai.
 
No Estado, poderiam abrigar lojas francas Santana do Livramento, Chuí, Uruguaiana, Quaraí, Aceguá, São Borja, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier e Barra do Quaraí.
 
O próximo passo é a regulamentação das lojas francas pela Receita Federal, com a definição de aspectos específicos, como quem poderá abrir um freeshop e a confirmação de como os brasileiros poderão comprar.
 
Apesar de a Receita ter prometido a divulgação das regras ano passado, não há prazo para o trabalho ser concluído.
 
Enquanto isso...
 
A Receita Federal definiu a estratégia para evitar que os turistas que forem fazer compras nos freeshops uruguaios de Rivera no fim de semana enfrentem longas filas. O número de funcionários responsáveis pelo serviço, normalmente quatro, passará a seis. A intenção é evitar espera para pagar o imposto devido quando é ultrapassada a cota de US$ 300 por pessoa.
 
A Receita levou um suador no último sábado. O calor que assola o Estado fez um contingente muito superior ao esperado de turistas ir à fronteira comprar aparelhos de ar-condicionado e splits. Como resultado, criou-se um pequeno tumulto quando o posto da Receita de Santana do Livramento fechou às 20h, apesar da grande fila que seguia na rua. No final, todos foram atendidos até as 22h40min.
 
 

Fonte: Zero Hora

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.