Clipping

Imagem

Como em 2012: Governo nega recurso orçamentário a servidores. Mobilização será diferencial na luta por acordos pendentes

No dia do lançamento da Campanha Salarial Unificada dos servidores federais, que contou com atividades em todo o Brasil, o Ministério do Planejamento informou à Condsef, em reunião para tratar pauta dos servidores do Incra, que o governo não pretende atender nenhuma demanda que implique impacto orçamentário em 2014. A postura é a mesma adotada em 2012 e que foi revertida graças à unidade e forte greve geral, uma das maiores da história de luta dos servidores federais. Para a Condsef, mais uma vez a mobilização e poder de pressão da categoria serão os diferenciais para buscar atendimento, principalmente, de acordos firmados e ainda pendentes.
 
Quanto à retomada de negociações e agendas cobradas pela Condsef, a Secretaria de Relações do Trabalho informou que só deve começar a confirmar reuniões com os setores a partir de fevereiro. No dia 5 de fevereiro, como parte da campanha salarial, servidores de todo Brasil farão ato em frente ao Planejamento. O objetivo é buscar atendimento da pauta que unifica os federais.
 
Sobre as demandas específicas dos servidores do Incra, a que trata de ajustes em medida provisória e reestruturação de carreira, incluindo equalização com Area Ambiental, implatação de gratificação de qualificação, entre outros temas, a postura foi essa: o governo não prevê movimentações salariais para servidores em 2014. A respeito do impedimento de pensionistas de aderir ao plano de saúde da Geap, o Planejamento informou que esta é uma regra prevista pela Agência Nacional de Saúde (ANS) que diz que pensionistas só podem permanecer no plano de saúde de que o titular falecido fazia parte.
 
A Condsef espera que um diálogo possa quebrar essa barreira, uma vez que a situação de liquidação da Fassincra impossibilita o atendimento dos pensionistas associados ao plano. Uma reunião com a presença de representante da ANS deve acontecer em breve para tratar esse tema específico.
 
Agendas 
 
A instalação de grupo de trabalho (GT) para tratar situação dos servidores da Saúde, prevista para o dia 24, foi adiada. No lugar haverá reunião no Ministério da Saúde nesse mesmo dia para tratar temas ligados a EBSERH, jornada de trabalho em hospitais no Rio de Janeiro e ponto eletrônico. Na oportunidade a Condsef vai voltar a cobrar a instalação dos GT´s previstos. No dia 28 a Confederação participa da instalação do GT que vai debater a situação dos servidores das Agências Reguladoras.
 
O dia que marca o lançamento da campanha salarial 2014 dos federais mostra que a luta que tem início não será fácil. Os obstáculos continuarão a surgir e a menos que uma forte mobilização seja promovida, o cenário é de restrição a tudo o que está sendo solicitado. O que implica, em um ano de eleições presidenciais, a permanência de dias difíceis no atendimento de serviços essenciais à população brasileira. Cabem reflexão e ação permanentes. E a Condsef, em conjunto com as demais entidades do Fórum Nacional dos Federais, estará na linha de frente desse processo em defesa de investimentos adequados para servidores e serviços públicos.

Fonte: www.condsef.org.br

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.