Clipping

Só movimentos sociais podem reverter exclusão, diz Farzana Bari

Farzana Bari defende a união entre os movimentos sociais para ampliar a força das reivindicações
Em um duro discurso nesta quinta-feira 12, no Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Brasília, a ativista paquistanesa Farzana Bari foi enfática ao criticar o modelo neoliberal que rege as relações mercadológicas e relega os direitos fundamentais a segundo plano. Para ela, só existe uma forma de combater este processo: a luta transnacional dos movimentos sociais.
 
Segundo Bari, diretora do Centro de Excelência em Estudos de Gênero da Universidade de Quaid-e-Azam, em Islamabad, e doutora em sociologia pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, só os movimentos sociais são capazes de reverter o processo de exclusão social, assim como violações de direitos humanos, para ela consequências da lógica de mercado. “A mobilização social e coletiva dos grupos marginalizados é a única forma de avançar. É preciso, então, que tais movimentos falem em uma voz mais coletiva, já que reclamar de direitos não é apenas abordar fatores internos, mas todo um contexto externo”, afirmou.
 
De acordo com Bari, a “transnacionalização” permite a conexão entre movimentos sociais de distintos lugares e dá a eles mais chances de obter força para exigir compromissos dos Estados em áreas como saúde, educação e alimentação. “Para mim, é a única forma de aqueles interessados em mudar o status quo avançarem, ainda mais como comunidade internacional que busca sociedades mais humanas e igualitárias”, afirma. “É a única maneira de tornar nossos governos mais responsáveis e trabalhar em favor dos mais marginalizados.”
 
Sistema internacional. Para a ativista paquistanesa, são os organização internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial ou mesmo a Organização Mundial do Comércio (OMC), os maiores responsáveis pelo fato de os direitos humanos não se mostrarem prioritários para diferentes governos e Estados. “Os efeitos negativos das políticas são sentidos através desses organismos” afirma.
 
Bari condenou também o modelo baseado em monopólios e multinacionais, para ela responsável por problemas como o aumento da inflação, desemprego e instabilidade política. "O tipo de monopólio do mundo hoje está cada vez mais anulando a competição em favor dos negócios e não das pessoas”, disse. “Muitos Estados e nações não conseguem assegurar direitos fundamentais. A economia neoliberal baseada em livre mercado, na liberalização e na globalização colocou ainda mais pessoas em risco.”
 
A ativista citou ainda o seu país, Paquistão, como exemplo de vulnerabilidade ao longo.  “Nos sentimos vulneráveis, mesmo 65 anos após nossa independência. E, apesar de termos sido governados por ditaduras e governos eleitos, não há muita diferença entre as políticas públicas de um e de outro, sendo que nunca se gastou, por exemplo, mais de 2% do orçamento em educação ou 5% em saúde. Essa ‘democracia liberal’ não funciona da mesma forma que funcionou nos países desenvolvidos."

Fonte: Carta Capital

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.