Clipping

Infraero terá de ampliar corte de funcionários

A saída de mais três aeroportos da rede da Infraero a partir de 2014 obrigará a estatal a fazer uma reestruturação profunda, ampliando corte de funcionários e despesas.
 
O Plano de Reestruturação, ao qual a Folha teve acesso, fará com que o número de servidores a deixar a companhia passe dos 2.900 programados inicialmente para 3.800. As nove superintendências regionais serão extintas.
 
O plano, além de preparar a empresa para um novo cenário da aviação civil, também tem o intuito de deixar a companhia pronta para uma futura abertura de capital.
 
A reestruturação foi forçada por dois movimentos. O primeiro foi a frustração na expectativa do número de trabalhadores que deixariam a empresa com a concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.
 
Dos 2.500 servidores dessas unidades, 1.800 decidiram ficar na Infraero, quando a expectativa era que apenas mil continuassem. As despesas se mantiveram em nível elevado.
 
Isso vai levar a estatal a ter prejuízo contábil. O lucro operacional, que em 2012 foi de R$ 396 milhões, cairá para menos de R$ 80 milhões.
 
O dinheiro para as obras previstas, contudo, está garantido porque são recursos do Tesouro Nacional.
 
O outro fator que forçou a reestruturação foi a confirmação da concessão de Galeão (RJ) e Confins (MG), que passarão a ser administrados pela iniciativa privada em 2014. Eles se juntarão a outro aeroporto, em Natal (RN), que já foi concedido em 2010.
 
Sem essas seis unidades, a estatal perderá 52% das receitas. As despesas, por outro lado, encolherão 33%. Isso ocorre porque esses eram os aeroportos mais lucrativos.
 
Considerando a experiência, o governo espera baixo interesse dos 1.300 funcionários de Galeão e Confins em deixar a estatal e passarem a ser funcionários do administrador privado. Por isso, a meta do plano de demissão voluntária terá de ser ampliada.
 
com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS, ISADORA SPADONI e DIMMI AMORA

Fonte: Folha de S. Paulo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.