Clipping

Mantega diz que não há espaço para novas reduções de tributos da União

O Globo

20/06/2013

O País

 

Embora a presidente Dilma Rousseff apoie a redução das tarifas de transporte urbano, a equipe econômica jogou no colo dos estados e municípios a responsabilidade por essa decisão. O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, enumerou ontem uma série de desonerações que ajudaram a reduzir os custos das passagens e acrescentou que não há espaço para novas reduções de tributos por parte da União.

Mantega recebeu o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que foi defender um projeto com novas desonerações, entre elas a redução do PIS/cofins para o óleo diesel, que custaria nada menos que R$ 10 bilhões ao governo federal, num momento em que está difícil para o Tesouro fechar as contas. Segundo o ministro, o projeto tem que ser avaliado à luz do

que já foi feito pelo governo: - O governo já fez desonerações este ano. Não estão previstas novas desonerações além das que nós fizemos. Não temos condições. O projeto tem que ser revisto levando em consideração as reduções que nós já fizemos, de modo que possa haver esforço por parte de estados e municípios.

Entre os incentivos já dados estão a desoneração da folha de pagamento das empresas de transporte urbano, a redução dos custos da energia elétrica e também das alíquotas da Cide (o imposto do combustível). Segundo o ministro, o que já foi feito reduziu os custos das tarifas de ônibus em 7% e de metrô, em 10%.

A parte mais salgada da conta foi reduzida. Desde o ano passado, eu já avisava aos prefeitos que o custo de mão de obra ia cair (com a desoneração da folha) e avisava que ia ser feita a redução das tarifas (de energia). É um conjunto de fatores que tornam a tarifa menor, e cabe a prefeitos e governadores discutir isso com as empresas.

O ministro lembrou que aguarda votação no Congresso proposta que muda o indexador das dívidas de estados e municípios: - Se for aprovado, ele será retroativo a janeiro, e estados e municípios estarão pagando uma dívida menor.

Mantega evitou comentar uma das cobranças feitas pelos manifestantes, que é aumentar imposto para automóveis para compensar uma desoneração maior do transporte coletivo: - Não estamos discutindo IPI no momento.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.