Clipping

Audiência pública pressiona parlamentares a pautarem PEC 555 para votação

Aposentados, representantes de entidades de classe e parlamentares participaram, na última sexta-feira (27), às 14h, de audiência pública no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará para debater a PEC 555/2006 e o fim do Fator Previdenciário. O objetivo foi pressionar o líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães, a assinar o requerimento solicitando a inclusão da PEC na pauta da Casa, já que a matéria está pronta para votação. Sintaf e AAFEC estiveram presentes, através de diretores e filiados, que junto aos demais servidores lotaram duas salas do Complexo das Comissões.
 
A deputada estadual Eliane Novais (PSB) presidiu a audiência pública. Ela destacou que os servidores já não podem mais esperar; eles querem justiça social. “A PEC está madura para votação. Nossos parlamentares devem escutar o clamor da sociedade e aprovarem o fim da taxação dos inativos”, afirmou.
 
O deputado estadual Dedé Teixeira (PT) ressaltou que, mesmo não tendo a prerrogativa de votar temas dessa natureza, a Assembleia Legislativa do Ceará não poderia se furtar dessa discussão. “Estamos sensíveis, queremos que esse debate seja engrandecido. Abraçamos a luta e esperamos que a gente possa avançar e conseguir o êxito da proposição de vocês”, disse o deputado.
 
O deputado estadual Lula Moraes (PCdoB) recordou que essa questão – a taxação dos inativos – foi muito traumática para a política do nosso país, quando implementada em 2003. “É uma luta que o nosso partido está envolvido. É questão de justiça recuperar o direito de quem contribuiu durante toda uma vida de trabalho”.
 
Já o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) questionou: “Do que adianta o trabalhador se aposentar e continuar contribuindo? Sou funcionário público desde 1952 e continuo contribuindo não sei para quê”. Em sua fala, o parlamentar se colocou à disposição das entidades.
 
“Sabemos das dificuldades que temos com essa matéria no Congresso Nacional. Já fiz ofício solicitando que a PEC entrasse em pauta e continuo à disposição de vocês. Essa emenda é justa e necessária”, destacou o deputado federal Artur Bruno (PT). Ele ressaltou que os servidores públicos já pagaram muito neste país e não é justo que continuem contribuindo após a aposentadoria.
 
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos disse que é necessário fazer justiça àqueles que contribuíram com o desenvolvimento do País. “É preciso não apenas reconhecer que a contribuição dos inativos é uma imoralidade, nós temos que nos mobilizar”, conclamou. O deputado, no entanto, ponderou que há matérias importantes na pauta dos próximos dias e que, estrategicamente, as mobilizações deveriam esperar cerca de duas semanas.
 
Margarida Lopes Araújo, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), lamentou a posição difícil em que os servidores se encontram no atual Governo. “No início, o presidente da Câmara exigiu 308 assinaturas para colocar a PEC em votação. Nós conseguimos 351. Por último, nos pediu o requerimento de todos os líderes dos partidos e nós obtivemos a assinatura de todos, menos a do líder do PT, deputado José Guimarães”, ressaltou. “Essa taxação é uma vergonha e não existe em nenhuma parte do mundo. É um confisco, algo que nós, brasileiros, não podemos aceitar”.
 
Marcelo Oliveira Maciel, presidente da Delegacia Sindical Ceará do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco – DS Ceará) recordou que a luta pela PEC 555 tem sido árdua e longa. “Há anos as entidades vem colocando todas as suas energias nessa luta. Nós temos procurado o deputado Guimarães para avançar nessa discussão e ele não nos tem atendido. Lamentamos a sua falta nesta audiência e a ausência de sua assinatura no requerimento”.
 
Edson Guilherme Haubert, presidente do Instituto Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap) reforçou que está muito clara a necessidade de todos fazerem pressão e mobilizações em prol da PEC 555. “Mas isto nós fazemos há muito tempo. Hoje buscamos sensibilizar os deputados que aqui estão a também fazerem este trabalho junto aos demais parlamentares, lá na Câmara Federal”, afirmou. De acordo com Haubert, é flagrante a inconstitucionalidade da taxação dos inativos, que fere o Art. 60, parágrafo 4, item 4, da Constituição Federal. “Argumentos nós temos demais. Precisamos agora que os parlamentares aliados discursem, façam pressão. Queremos que o deputado Guimarães assine o requerimento – não necessariamente aprovando, mas possibilitando que a matéria possa ser pautada no Congresso. Não queremos privilégios, mas aquilo que nos é de direito”.
 
O deputado federal Mauro Benevides ressaltou que os aposentados e pensionistas não podem mais se submeter a essa taxação. “Nós nos propomos a defender essa causa – que não é apenas nossa, mas de uma comunidade que se sente espoliada. Teremos que fazer um trabalho persuasivo. Vou clamar da Tribuna a partir da próxima segunda-feira. Vai ser uma batalha árdua; pela minha experiência, temos que levar 380 deputados para garantir os 308 votos e a aprovação da PEC 555”, concluiu.

Fonte: SINTAF

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.