Clipping

BC diz que não é preciso superávit primário de "ampla magnitude"

Brasília - O Banco Central (BC) considera que não se faz mais necessária geração de superávit primário, economia para pagamento de juros da dívida, de “ampla magnitude”. A avaliação consta do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (30). Segundo o BC, a situação atual é diferente de quando a solvência do setor público era motivo de preocupação. E por isso, era necessário superávit primário maior.

Sobre a posição de analistas de que essa avaliação do BC foi chocante, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, disse que realmente “é chocante, mas o Brasil melhorou nos últimos 10, 15 anos.”

Segundo o diretor, na primeira metade da década passada, era necessário melhorar “o balanço do setor público”. Ele lembrou que naquela época era gerado superávit primário em torno de 4% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. “Acredito que não existe analista que defenda gerar o superávit de 4% ou 5% do PIB como  anteriormente”, acrescentou.

“Para o Comitê [de Política Monetária do BC], entretanto, superávits primários em patamares próximos aos que têm sido gerados recentemente são necessários para manter a dívida pública em trajetória sustentável”, acrescenta, no relatório. Em 12 meses encerrados em julho, o superávit primário alcançou R$ 88,2 bilhões, o que representa 1,91% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB). Houve redução de 0,09 ponto percentual em relação a junho. Hoje, à tarde, o BC divulga o resultado primário de agosto.

O BC reforçou que foram criadas condições para que “o balanço do setor público se desloque para a zona de neutralidade”. Ou seja, deve sair da posição expansionista – com aumento de despesas e redução de impostos para estimular a economia – para a neutralidade. De acordo com o diretor, na zona de neutralidade, “não há impacto relevante sobre a demanda agregada”.

Ele destacou que não houve mudança na comunicação sobre a política fiscal. Segundo ele, em documentos anteriores, o BC falava do passado ao dizer que a política fiscal estava em posição expansionista e agora está avaliando o futuro, prevendo a neutralidade. Essa expectativa de política fiscal neutra é até setembro de 2015, de acordo com o diretor.

Perguntado se houve questionamentos internos no governo sobre essa avaliação do BC de que a política fiscal é expansionista, Araújo disse que não há como mudar cálculos de indicador. “Não há como fazer o indicador ficar mais otimista ou pessimista. É um resultado de processo construído a partir de um conjunto de informações. Um indicador evolui de acordo com os dados que são fornecidos”, destacou.

Fonte: Agência Brasil

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.