Clipping

Impasse transfere para julho análise da PEC 37

O Estado de S. Paulo

20/06/2013

Política

Eduardo Bresciam

 

O grupo de trabalho criado para buscar um consenso sobre a PEC 37? proposta de emenda à Constituição que limita o poder de investigação criminal do Ministério Público, garantindo essa competência apenas à Polícia Federal e à Polícia. Civil, foi encerrado ontem sem acordo sobre um texto a ser levado a voto na Câmara. A votação estava marcada para o dia 26, mas o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), concordou em deixar o tema para julho.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que pedirá "mais alguns dias" para tentar evoluir na negociação de forma isolada, mas a reunião que selou o fim das negociações ocorreu em clima de forte tensão. Cardozo fez ontem mesmo conversas separadas com os representantes do MP e das polícias nabusca de um entendimento, mas as premissas dos dois grupos parecem inconciliáveis.

Cardozo falou na conversa com os representantes que o fato de as manifestações em todo o País terem incluído a rejeição à PEC 37 entre suas reivindicações desaconselharia a votação neste momento, mas policiais e deputados favoráveis ao texto insistem em colocar o tema para deliberação.

Para os delegados, a concessão possível já foi feita. "Os delegados concederam além do imaginável porque investigar é a nossa função e o Ministério Publico já tem muitas outras", resumiu Bento Tiezzi, vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol).

Na visão do MP, porém, a proposta restringe a atuação do órgão e a concessão alegada pelos delegados não é suficiente porque da forma como o texto foi construído a investigação por procuradores estaria inviabilizada. aNa prática há uma retração do poder porque da forma como está sendo tratada a investigaçâo pelo MP fica inexquivel", afirmou Alexandre Camanho, presidente da Associação nacional dos Procuradores da República (ANPR). Entre as reclamações está o artigo que dá exclusividade à polícia para o cumprimento de medidas cautelares e o trecho que trata como "privativa" das polícias a apuração de infrações penais, Alves reunirá líderes partidários na próxima, semana e insistirá na votação no início de julho. O PT, porém, tem defendido mais tempo de debate e apresentou como alternativa uni projeto de lei tendo como base os argumentos do MP.

Outra opção é aprovar a PEC com um texto genérico detalhando as áreas de atuação do Ministério Público por projeto cie lei a ser debatido posteriormente.

 

PARA LEMBRAR

11 projetos contra o MP Nada menos que 11 propostas tramitam no momento, no Congresso, ameaçando membros do Ministério Público, como revelou o Estado na segunda-feira. De modo geral, propõem limites à ação de procuradores e penas duras em casos de violação de regras ou negligência operacional. Entre os autores, os senadores Ivo Cassol e Ideli Salvatti (PTSC) e o deputado Sandro Mabel (PR-GO).

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.