Clipping

Mantega manobrou para garantir meta maior de superavit em 2014

Após semanas de discussão, em agosto, a Junta Orçamentária do governo combinou reservadamente o que parecia impossível: a meta fiscal para 2014 seria de 1,8% do Produto Interno Bruto.
 
A decisão da mais poderosa instância interministerial da área econômica era uma derrota do seu titular principal, Guido Mantega (Fazenda), que divide cadeira com Casa Civil e o Planejamento.
 
Ali, enquanto Miriam Belchior (Plenajamento) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) defendiam um superavit primário mais em linha com o baixo crescimento e a necessidade de investimentos, Mantega batia o pé para emitir sinais de austeridade fiscal.
 
Houve consenso na meta fixada para União, de 1,1%, mas divergências duras quanto ao objetivo a ser perseguido por Estados e municípios.
 
Havia, naquele momento, a percepção de parte do grupo que, dificilmente, as unidades da federação conseguiriam atingir meta maior que 0,7% do PIB em termos de economia para o pagamento de juros de suas dívidas.
 
Portanto, era inútil forçar. O argumento era que o Executivo precisava poupar mais na bonança e gastar mais em intervalos de dificuldade -uma política anticíclica.
Para surpresa dos demais, dias depois Mantega anunciava um superavit primário de 2,1%, ou R$ 109,4 bilhões.
 
Nas tabelas oficiais, 0,7% do PIB para prefeituras e Estados virou 1%. O clima, disseram interlocutores, azedou.
 
Nos bastidores, Mantega foi acusado de fazer um "gol de mão" para conter o caixa do governo. "Isso não se faz", reagiu um auxiliar presidencial ao saber da confusão.
A Folha apurou que as duas ministras ficaram irritadas e tiraram satisfação. Mas os 2,1% prevaleceram.
 
Procurados, os ministérios da Casa Civil e do Planejamento negaram a informação por meio de suas assessorias. Mantega, também por meio de seus assessores, afirmou que a decisão "foi tomada em conjunto" com as ministras.
 
Nos bastidores, ministros, secretários e assessores brincam que, ao contrário do que era sob Luiz Inácio Lula da Silva, Mantega virou o "fiscalista" do governo sob Dilma Rousseff. E acrescentam: na gestão anterior, o país crescia a 4% ao ano, em média, enquanto a estimativa atual é que o ritmo caia à metade.
 
Mantega quereria tentar evitar que se consolidasse no mercado a sensação de que a política fiscal ia na contramão da alta dos juros promovida pelo Banco Central para conter avanço nos preços.
 
Não à toa, menos de um mês após o anúncio da meta fiscal para 2014, os diretores do BC mudaram a avaliação do impacto do resultado fiscal no controle da inflação.
 
Na ata da última reunião do Copom (o comitê que define a taxa de juros), ela passou de "expansionista" para "neutra". Não convenceram o mercado, e a equipe econômica segue administrando uma crise de credibilidade

Fonte: Folha de S. Paulo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.