Clipping

Morales espera que Brasil e Paraguai aprovem ingresso pleno da Bolívia no Mercosul

Brasília - O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que aguarda que Brasil e Paraguai aprovem o ingresso como membro pleno do seu país no Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela). Segundo Morales, a expectativa é abrir um espaço para o debate sobre a complementação comercial e não à disputa entre os integrantes do bloco.

“Oxalá em breve esteja pronta a aprovação pelo Paraguai e Brasil para a Bolívia ser membro pleno e integrado a um comércio como é o Mercosul”, disse Morales. Segundo ele, os parlamentos da Venezuela e da Argentina aprovaram o ingresso da Bolívia.

Morales destacou que o ingresso da Bolívia no Mercosul é importante porque o país estará integrado de forma plena a um comércio de investimentos e integração regional. O Mercosul estabelece livre circulação de bens e serviços entre os países do bloco, além do estabelecimento de uma tarifa comum.

Em dezembro, a Venezuela passou a fazer parte como membro pleno do Mercosul. O processo de inclusão da Venezuela no Mercosul levou seis anos, começou em 2006 e terminou em julho. Atualmente o Equador, o Suriname e a Guiana negociam para se tornar membros plenos do bloco. As negociações estão adiantadas com o Equador, já foram feitas duas etapas de consultas informais entre especialistas do bloco e equatorianos.

O Mercosul é formado pelo Brasil, pela Argentina, pelo Uruguai, pela Venezuela e pelo Paraguai. O Chile, o Equador, a Colômbia, o Peru e a Bolívia estão no grupo como países associados. Com os venezuelanos, o Mercosul passa a contar, segundo dados de 2012, com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões. A população chega a 275 milhões de habitantes.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI.

Fonte: Agência Brasil

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.